A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza duas oitivas nesta quinta-feira. Estão confirmados os depoimentos de Alan Diego dos Santos e George Washington de Oliveira Sousa.
Ambos foram condenados em maio de 2023 por sentença proferida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e cumprem pena na penitenciária da Papuda. A condenação ocorreu por terem participado da tentativa de atentando à bomba em área do Aeroporto Internacional de Brasília. No dia 24 de dezembro de 2022, a polícia militar foi acionada e desativou artefato explosivo colocado em caminhão-tanque que estava abastecido com milhares de litros de combustível de aviação.
Segundo informações do TJDFT, de acordo com a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza, se encontraram durante as manifestações contrárias ao resultado das eleições presidenciais, em frente ao Quartel General do Exército em Brasília, quando decidiram se unir para praticar delitos.
“O objetivo dos denunciados, segundo o MPDFT, era cometer infrações penais que pudessem causar comoção social a fim de que houvesse intervenção militar e decretação de Estado de Sítio”, informou o TJDFT.
George Washington também é acusado de ter participado da tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, em Brasília, no dia 12 de dezembro, dia da diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Os atos do dia 12 de dezembro também fazem parte do escopo de investigação da CPI dos Atos Antidemocráticos.
A reunião ocorre em horário diferente do habitual, tendo início previsto para 9h, no plenário da CLDF. Haverá transmissão da TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3, assim como no YouTube.
* com informações da Agência Câmara de Notícias e do site do TJDFT