A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu, hoje (27), 100 respiradores hospitalares doados por duas empresas chinesas. Segundo a pasta, os equipamentos serão destinados ao atendimento a pacientes com a covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de estabelecimentos públicos de saúde.
Em nota, a secretaria garantiu que os 100 ventiladores pulmonares serão distribuÃdos, instalados e começarão a funcionar até a próxima segunda-feira (29). Doados pelas companhias chinesas Beijing Bytedance (dona, dentre outras, da plataforma Tik Tok) e Aliba, os aparelhos, após terem sido entregues no Aeroporto Internacional de Guarulhos, foram transportados até BrasÃlia, gratuitamente, em um voo de carga da Latam, pois devido à s baterias de litium, não poderiam ser carregados em voos comerciais.
O governador Ibaneis Rocha usou sua conta pessoal nas redes sociais para agradecer às empresas e à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, por auxiliar na resolução dos trâmites burocráticos. Destacando a importância dos equipamentos para a abertura de novos leitos hospitalares, o governador lembrou a campanha de arrecadação de fundos que o governo do Distrito Federal vem promovendo junto a empresários locais a fim de reunir recursos extras para a construção de hospitais.
Lembro também que estamos fazendo uma campanha de arrecadação de fundos entre empresários do DF para a construção de hospitais permanentes e acoplados às estruturas atuais. Isso agiliza a contratação da obra já que dispensa muita burocracia. (3/3)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 27, 2021
Em nota, a secretaria distrital de Saúde detalhou como serão distribuÃdos os aparelhos. Quatorze deles irão para o Hospital de Base e quatro para o Hospital Materno Infantil (HMIB). Os outros 86 serão destinados à s superintendências regionais de saúde (SRS) da seguinte forma: Oeste (25); Sudoeste (15); Central (10); Sul (6); Leste (6); Norte (5) e Centro-Sul (5).
Fonte: Agência Brasil