O judoca gaúcho Daniell Cargnin, de 25 anos, fechou com ouro a última competição da temporada 2022. Nesta quarta-feira ele faturou a medalha de ouro no World Masters, a segunda competição mais importante do circuito mundial. Cargnin superou o uzbeque Shakhram Akhadov na final masculina dos 73 quilos (peso-leve), e de quebra interrompeu o jejum de dez anos sem campeões no World Masters – o último ouro masculino foi de Rafael Silva, o Baby, na edição de 2012, em Almaty (Cazaquistão). O pódio foi o primeiro do Brasil na disputa em Jerusalém (Israel), que termina nesta quinta (22), e tem transmissão ao vivo no Canal OlÃmpico do Brasil e no site da Federação Internacional de Judô (IJF, sigla em inglês).
É OUROOOOO! 🥇
Nosso medalhista olÃmpico Daniel Cargnin (73kg) subiu no topo do pódio do #JudoMasters 2022! 🥋
É assim que a gente gosta de encerrar o ano! Parabéns Dan! Que luta!
📸 Gaspar Nóbrega/COB pic.twitter.com/hXT8qx3lDP
— Time Brasil (@timebrasil) December 21, 2022
NotÃcias relacionadas:
- Rafaela Silva é bicampeã e Daniel Cargnin, bronze no Mundial de Judô.
- Definidos os adversários de Atlético-MG e Fortaleza na Libertadores.
- Copa: federação francesa condena ataque racistas online após derrota .
“Eu estou muito feliz. É final do ano, então é uma competição que a gente geralmente está cansado, mas eu fui do jeito que sempre vou: na garra e na vontade. É o sÃmbolo brasileiro, né, a gente não desiste nunca. Isso é muito importante para mim na caminhada rumo aos Jogos OlÃmpicos de Paris”, disse o campeão, em depoimento à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
O ano começou incerto para o judoca gaúcho, bronze olÃmpico ano passado, nos Jogos de Tóquio, no peso meio-leve (66 kg). Cargnin decidiu subir de categoria – passou a competir como peso leve (73 kg) em 2022 -, iniciando do zero o ranking de pontos, fundamental para a disputa de vaga na OlimpÃada de Paris 2024.
A mudança de categoria deu certo: em julho, o judoca gaúcho faturou o bronze no Grand Prix em Zagreb (Croácia), sua primeira medalha na nova divisão, e foi novamente o terceiro melhor no Mundial de Judô em Tashkent (Uzbequistão), em outubro. Com os 1.080 pontos conquistados nesta quarta (21) com o ouro no World Masters de Jerusalém – o torneio reúnde os 36 melhores judocas de cada categoria – o brasileiro somou mais 1.800 pontos e deve terminar o ano entre os quatro melhores do mundo.
Congratulations to Daniel Cargnin on winning his first World Master title at the Jerusalem World Judo Masters! 🇧🇷🥇
Follow the action at https://t.co/Gupw1ahon6 📺#JudoMasters #Judo #Jerusalem #Israel #Sport #Olympics #RoadToParis2024 #Judo #OlympicQualifiers pic.twitter.com/1ZmIMMkIDK
— Judo (@Judo) December 21, 2022
Brasileiros no tatame (a partir das 6h)
Feminino
70kg — Maria Portela
78kg — Mayra Aguiar
MasculinoÂ
90kg — Marcelo GomesÂ
90kg — Rafael MacedoÂ
100kg — Rafael BuzacariniÂ
+100kg — Rafael SilvaÂ
Fonte: Agência Brasil