Ibaneis anuncia nomeação de mais de 2 mil novos profissionais para reforçar a segurança pública do DF

Governador autoriza ainda redução do interstício para promoções na PMDF, beneficiando oficiais e praças

O Distrito Federal vai receber um importante reforço nas forças de segurança. Em cerimônia realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nesta sexta-feira (12), o governador Ibaneis Rocha anunciou a nomeação de 2.158 novos profissionais, entre policiais militares, agentes da Polícia Civil, bombeiros militares e policiais penais. Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou decreto que reduz o interstício para promoção de militares, ampliando a valorização das carreiras.

A iniciativa integra a política permanente de fortalecimento da segurança pública implementada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) desde 2019, com foco na recomposição do efetivo, melhoria das condições de trabalho e valorização profissional.

“A nomeação destes novos policiais deve sair até o fim deste mês. Esse é um trabalho que venho fazendo desde 2019 na recomposição das forças de segurança da nossa capital. Temos os melhores profissionais do país, que combatem o crime diuturnamente e garantem mais tranquilidade à população. Zerar a criminalidade ninguém consegue, mas os índices atuais são os melhores da série histórica”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

Reforço no efetivo das corporações

Ao todo, serão convocados:

  • 1.239 praças da Polícia Militar do DF (PMDF);

  • 680 agentes da Polícia Civil do DF (PCDF);

  • 89 praças do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF);

  • 150 policiais penais, vinculados à Secretaria de Administração Penitenciária.

As nomeações ampliam a capacidade operacional das corporações e fortalecem o atendimento à população em todas as regiões administrativas do DF.

Presente na solenidade, a vice-governadora Celina Leão destacou os avanços promovidos pelo atual governo na área da segurança pública.

“Estamos vivendo um tempo muito bom nas nossas forças. Este governo realizou os maiores concursos da história da segurança pública do DF, com provimento de cargos, nomeações, estrutura e salários. Construímos unidade dentro das forças e seguimos comprometidos em defender quem combate o crime e cuida das pessoas”, ressaltou.

Emoção entre os nomeados

Entre os novos profissionais está o agente da Polícia Civil Gabriel de Campos, de 29 anos, que aguardava a convocação desde o concurso realizado em 2021.

“Estou muito emocionado. Foram quatro anos de espera por esse momento. Hoje é um marco nas nossas vidas. É a última vez que usamos o uniforme de aluno e o início de uma nova etapa”, declarou.

Promoções e valorização dos militares

Além das nomeações, Ibaneis Rocha assinou o decreto que reduz o interstício para promoção de praças e oficiais da PMDF, antecipando o tempo mínimo exigido para progressão na carreira. A medida beneficiará 53 oficiais e 305 praças, reforçando a política de valorização das forças de segurança.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou a importância do reforço no efetivo, especialmente para a área central da capital.

“A chegada desses novos policiais fará muita diferença para a sensação de segurança da população. Precisamos de efetivo para atender todas as regiões administrativas e também a área central de Brasília, que tem características muito específicas por concentrar os poderes da República”, explicou.

Política contínua de segurança

Desde 2019, o GDF tem investido de forma contínua na segurança pública, com concursos, nomeações, reajustes salariais, melhoria da infraestrutura e integração entre as forças. O objetivo, segundo o governo, é retomar e ampliar o efetivo das corporações, garantindo mais proteção e tranquilidade à população do Distrito Federal.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias