Em leilão realizado na manhã desta sexta-feira (4) na Bolsa de Valores de São Paulo, a empresa Bahia Geração de Energia, do Grupo Neoenergia, apresentou a maior proposta e comprou a CEB Distribuição pelo valor de R$ 2,515 bilhões. Agora, a vencedora será submetida à aprovação prévia pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em continuidade ao processo de mudança do controle acionário.
O objetivo da privatização da subsidiária é aumentar os recursos do caixa da empresa, que passa por dificuldades há anos. A concessão para a iniciativa privada também vai proporcionar mais investimentos e consequentemente, uma prestação de serviço mais eficaz e de melhor qualidade ao consumidor do Distrito Federal.
O leilão teve a participação de três proponentes. O grupo Neoenergia arrematou 100% das ações da CEB Distribuição. O lance inicial definido em edital era de R$ 1,423 bilhão e atingiu R$ 2,515 bilhões, o que representa um ágio – diferença entre o valor pago e o valor de avaliação – de 76,63%. Além da Neoenergia, também participaram da concorrência os grupos CPFL e Equatorial.
Os lances na Bolsa de Valores foram acompanhados de perto pelo governador Ibaneis Rocha e pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha; pelo presidente da Companhia Energética de Brasília, Edison Garcia; pelo secretário de Economia, André Clemente; e pelo presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.
- Sesc da 504 Sul terá transmissão gratuita de Brasil x Japão com telões, samba e programação especial
- Novas viaturas vão reforçar capacidade operacional da segurança pública do DF
- UnDF lança 2ª edição do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex)
- GDF na Sua Porta: Samambaia recebe pacote de obras que reforçam infraestrutura urbana
- Blitz educativa encerra semana de programação especial pelo Dia Internacional de Combate às Drogas
“O projeto de privatização da CEB Distribuição nasceu da impossibilidade de que não era mais possível alcançar a recuperação da empresa. Certamente a CEB vai estar muito melhor a cargo da iniciativa privada. Seremos parceiros [da Neoenergia], podem ter certeza disso”, disse Ibaneis Rocha.
Presidente da CEB, Edison Garcia, elogiou o processo de privatização da empresa, que durou menos de um ano. “Esse processo de privatização está extremamente fundamentado, testado em várias áreas e poderes, e bem estruturado tecnicamente. Temos confiança que a população do Distrito Federal será a grande beneficiada, como uma prestação de serviços mais eficiente, com o necessário aporte de investimentos e modernização”, comemorou Garcia.
Todo o processo de privatização da CEB Distribuidora foi conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após assinatura de um acordo de cooperação, em agosto de 2019. “Esta concessão, além de gerar R$ 2,5 bilhões para o caixa do DF, vai trazer R$ 5 bilhões em investimentos para a cidade. Governador Ibaneis, parabéns pela sua ousadia, pela coragem e determinação em fazer o certo. É um marco histórico o que vivemos hoje”, elogiou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.
Sobre a Neoenergia
A Neoenergia é controlada pelo grupo espanhol Ibedrola e atua há mais de 20 anos no Brasil. O início desta atuação ocorreu em 1997, com investimentos em distribuição de energia elétrica na Bahia e no Rio Grande do Norte. A empresa é um dos maiores atores do setor de energia no Brasil e possui ativos de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia em 18 estados.
Fonte: Agência Brasília
