Carnaval no DF tem reforço na segurança e apreensão de armas, drogas e objetos proibidos

A atuação preventiva das forças de segurança pública tem sido decisiva para reduzir riscos e garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval no Distrito Federal. As revistas realizadas nos pontos de acesso aos blocos impediram a entrada de objetos proibidos e contribuíram para a preservação de vidas em meio às grandes aglomerações.

Durante as abordagens feitas no sábado (14), policiais militares apreenderam 119 armas brancas, além de retirarem de circulação porções de maconha, cocaína e um spray de pimenta. As ações fazem parte da estratégia de triagem preventiva adotada pelas forças de segurança, que também resultou na recuperação de 12 aparelhos celulares.

A revista tem caráter exclusivamente preventivo e segue regras claras. É proibida a entrada com armas, drogas ilícitas, garrafas ou copos de vidro, perfumes em recipientes de vidro, desodorantes aerossóis, substâncias inflamáveis, isqueiros, objetos perfurocortantes, guarda-chuvas com haste metálica e bandeiras com mastros rígidos. A orientação é para que os foliões utilizem capas de chuva e mantenham objetos pessoais em locais seguros.

Trânsito e abordagens

O policiamento foi reforçado nas áreas de maior concentração de público, estacionamentos, vias adjacentes e pontos de dispersão, com atuação integrada entre as forças de segurança. No sábado, foram registradas 1.176 abordagens veiculares e lavrados 484 autos de infração. Ao todo, 126 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, 39 por uso de celular ao volante e 11 veículos foram recolhidos ao depósito.

Proteção às crianças

Mais de 300 crianças receberam pulseirinhas de identificação, medida que facilita a localização em casos de desencontro. Situações envolvendo menores contam com acolhimento imediato e acionamento do Conselho Tutelar e da Vara da Infância e da Juventude, por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), pelo telefone 125.

Atuação dos bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal mobilizou 263 militares e 20 viaturas nas operações do sábado, com foco em atendimentos pré-hospitalares. Ao longo dos eventos, 37 pessoas receberam atendimento, sendo a maioria dos casos relacionada ao consumo excessivo de álcool. Três pessoas precisaram ser transportadas para unidades hospitalares.

Além dos atendimentos, o CBMDF vistoriou 18 eventos carnavalescos, avaliando as condições de segurança contra incêndio e pânico, como forma de prevenção de incidentes.

Fiscalização e comércio irregular

A Secretaria DF Legal fiscalizou 43 eventos de Carnaval no sábado, sem necessidade de interdições, já que as licenças de funcionamento foram respeitadas. Durante a fiscalização de ambulantes, 400 comerciantes irregulares foram orientados a se retirar das imediações dos blocos. Também foram apreendidas 14 garrafas de vidro de bebidas destiladas.

Campanhas educativas e prevenção

A Polícia Civil intensificou ações educativas e preventivas, com distribuição de material informativo na Rodoviária do Plano Piloto. As atividades tiveram foco na prevenção de crimes contra a dignidade sexual, discriminação e violência, e seguem ao longo do Carnaval.

Ocorrências registradas

De sexta-feira (13) até a manhã deste domingo, foram registrados 36 furtos de celular e quatro furtos a transeuntes em blocos carnavalescos. Também houve um furto em interior de veículo no Setor Hoteleiro Sul, um roubo a transeunte, um flagrante de embriaguez ao volante em Ceilândia e duas ocorrências de tráfico de drogas.

Educação no trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal promoveu ações educativas no Parque da Cidade com o Bloco de Carnaval Educativo. As equipes abordaram cerca de 2 mil pessoas, levando orientações de forma lúdica e interativa. A campanha “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir!” segue sendo veiculada nos blocos, com mensagens distribuídas em diferentes momentos da programação.

As operações de policiamento e fiscalização contemplaram regiões como Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto. Ao todo, foram realizadas 500 abordagens, aplicados 430 testes de etilômetro e registradas diversas infrações de trânsito, incluindo condução sob efeito de álcool, direção sem habilitação e irregularidades veiculares.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias