A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) assinou, nesta terça-feira (28), a ordem de serviço para implantação de redes de fornecimento de água tratada nas Chácaras Girassol, Cerâmica, Gileade e Canaã, localizadas na região de Sol Nascente e Pôr do Sol. O projeto beneficiará 1.492 moradores de 452 residências com a instalação de 11,8 km de tubulações e equipamentos para controle de vazão e volume de água. O investimento total é de R$ 2,99 milhões, com previsão de conclusão das obras até o final do segundo semestre de 2026.
A iniciativa integra o processo de regularização fundiária da região e vai atender uma área de aproximadamente 110 hectares. Além de garantir o acesso à água potável, a medida trará impactos diretos na qualidade de vida e nas condições de saúde da população local.
Para o governador Ibaneis Rocha, o fornecimento de água tratada é um passo essencial na promoção da dignidade e do bem-estar social.
“O governo está empenhado em levar infraestrutura para toda a população. Vamos dar às famílias a mínima condição de sobrevivência. Água é um recurso fundamental. Nosso compromisso é o de cuidar de quem mais precisa”, afirmou o governador.
As comunidades serão atendidas pelo Programa Água Legal, criado em 2019 para instalar redes de água potável em Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS). O programa também combate as ligações clandestinas e já regularizou mais de 14 mil unidades em todo o Distrito Federal, beneficiando mais de 39 mil pessoas e somando investimentos de R$ 16,6 milhões.
De acordo com o presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, o projeto marca um avanço importante na infraestrutura do Sol Nascente e Pôr do Sol.
“É uma obra de complementação da rede de água. Agradecemos a paciência e parceria da população em aguardar essa entrega, e garanto que no próximo período seco essas comunidades já terão água na torneira”, destacou.
