Aeroporto de Brasília é o 2º mais pontual do mundo entre terminais de médio porte

Ranking internacional reforça eficiência operacional e consolida Brasília como hub aéreo, turístico e de negócios

O Aeroporto Internacional de Brasília voltou a se destacar no cenário global ao ser classificado como o segundo aeroporto mais pontual do mundo na categoria de médio porte, segundo levantamento da empresa internacional de dados e análises de aviação Cirium.

De acordo com o ranking, o terminal brasiliense registrou 88,36% de partidas realizadas no horário, em um total de 114.481 voos analisados, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, que alcançou 93,34%. O pódio é completado pelo Aeroporto de Joanesburgo, na África do Sul, com 86,22%.

O levantamento considera aeroportos de médio porte aqueles que operam entre 15 milhões e 25 milhões de assentos por ano, faixa na qual Brasília se consolidou como um dos principais hubs da América Latina.

Crescimento da movimentação e confiança do turismo

Somente entre janeiro e setembro de 2025, o Aeroporto de Brasília registrou 13,8 milhões de embarques e desembarques, reflexo direto do aumento da conectividade aérea, da eficiência operacional e da consolidação da capital federal como destino turístico e de negócios.

Atualmente, o terminal é o único do país com voos diretos para todas as capitais brasileiras e mantém nove rotas internacionais para oito países, incluindo Portugal, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Panamá, México e Estados Unidos.

Gestão e impacto político no setor aéreo

O desempenho do Aeroporto JK também é atribuído ao ambiente institucional criado nos últimos anos. Para o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, o avanço é resultado direto de uma estratégia de governo.

“O trabalho realizado pelo governo Ibaneis Rocha transformou a capital de uma cidade meramente política para uma cidade turística, de negócios e de grandes eventos nacionais e internacionais. Isso impulsionou a modernização do Aeroporto JK e seus índices positivos de pontualidade, que já se tornaram recorrentes”, destacou.

Segundo Britto, a boa reputação internacional do terminal tem sido decisiva na negociação de novas rotas. “A pontualidade e a eficiência ajudam diretamente na conquista de novos voos internacionais. Há expectativa, inclusive, de avançarmos na rota Roma–Brasília”, acrescentou.

Histórico de premiações reforça excelência

Além do reconhecimento da Cirium, o Aeroporto de Brasília também foi eleito, no ano passado, o melhor da América e o quarto melhor do mundo pela plataforma AirHelp, especializada em assistência a passageiros. Na avaliação, o terminal alcançou nota geral 8,47, com destaque para pontualidade, satisfação dos usuários e qualidade de serviços.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias