A ADJ Diabetes Brasil, em parceria com as empresas farmacêuticas AstraZeneca, Novo Nordisk e Novartis, realiza o 8º Advocacy, um encontro entre entidades que trabalham com diabetes. A ação, que acontecerá on-line nos dias 02/09 (sexta), das 9h às 17h, e 03/09 (sábado), das 09 às 13h, tem como objetivo alinhar as melhores estratégias para enfrentar as dificuldades e desafios do sistema público de saúde do Brasil.
De acordo com Lúcia Xavier, coordenadora do projeto e parceira da ADJ Diabetes Brasil, a ação é um momento para discussão e aprendizado. “Com aumento no número de doenças relacionadas ao envelhecimento, tem-se também maior demanda por cuidados médicos diários, principalmente em incidência de doenças crônicas e de incapacitação funcional. No Brasil, os gastos com saúde representam 8% do PIB e ainda há muita dificuldade de levar educação e, consequentemente, empoderamento ao paciente, incapacitando-o para seu autocuidado. Esses são problemas que necessitam ser pautados, mas antes devem ser discutidos e validados”, afirma.
Dados da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, mostram que o orçamento para 2022 do Ministério da Saúde, o principal financiador do SUS, sofreu redução de 20%, passando dos R$ 200,6 bilhões de 2021 para os atuais R$ 160,4 bilhões.
Para a coordenadora, o cenário da saúde no Brasil é crítico. ”Sabemos que o SUS sempre foi subfinanciado, mas, desde a Emenda Constitucional nº 95 (sobre teto dos gastos), está sendo desfinanciado”. Por isso, em busca de melhorar o atendimento às pessoas que têm diabetes, Lucia Xavier aposta numa aproximação com o grupo que participa do Advocacy para enfrentar este momento. “É necessário permitir, primeiramente, que eles me conheçam, e estabelecer assim, uma relação de confiança, para eu me posicionar como porta-voz da causa e ter condições de “lutar” por ela de maneira democrática, polida, franca, amistosa e de parcerias estratégicas”, conclui.
A programação do encontro promovido pela ADJ contará com temas como: “O Papel da Sociedade Científica Como Fonte de Informação”, “A Influência do Terceiro Setor no Dia a Dia do Legislativo”, “Como o Legislativo Apoiará Ações Para Melhorar os Cuidados de Pessoas com Diabetes?”, “Cenário do Diabetes no Brasil”, “Novas Tecnologias para Controle e Tratamento apresentados na ATTD – International Conference on Advanced Technologies & Treatments for Diabetes” e a “A importância do Site na comunicação do Terceiro setor e Atualização e dificuldades das Políticas Públicas”.