Praticar atividade física é uma das medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para se obter uma vida mais saudável. No entanto, para garantir os benefícios desses exercícios, é preciso ter atenção a alguns cuidados antes, durante e depois dos treinos, a fim de evitar lesões ou dores intensas.

O alongamento é uma das boas práticas que podem auxiliar na garantia de uma atividade física sem problemas ou consequências. O simples fato de alongar o corpo antes de fazer qualquer exercício, como caminhada, musculação, corrida e lutas, pode promover benefícios, como fortalecimento das articulações, melhora no desempenho e bem-estar emocional.

O que é alongamento? 

Segundo um artigo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, o alongamento é uma manobra terapêutica utilizada para aumentar a mobilidade do corpo e a flexibilidade articular, resultando no ganho de amplitude do movimento. Dessa forma, quanto mais alongada a pessoa estiver, maior será o nível de flexibilidade e o movimento corporal, aspectos fundamentais para um bom desempenho em diversas práticas esportivas.

Os exercícios de alongamento podem ser realizados antes e depois do treino, ajudando a preparar o corpo para as atividades ou relaxá-lo após a execução dos movimentos. Ainda conforme o artigo, existem três modalidades dessa manobra terapêutica, podendo ser estático, balístico ou por facilitação neuromuscular proprioceptiva.

O primeiro consiste em exercícios realizados numa mesma posição, o segundo comporta aqueles movimentos que sofrem alternância de caráter ritmado e o terceiro representa posições funcionais por meio da facilitação, inibição e relaxamento da musculatura.

Os alongamentos podem ser realizados dentro das academias, quadras e centros esportivos. Em relação às roupas, recomenda-se o uso de peças confortáveis e próprias para atividade física como calça legging feminina, bermudas, top fitness, entre outros.

Benefícios do alongamento antes e depois do treino

De acordo com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro, os alongamentos podem ser feitos por pessoas de todas as faixas etárias. Os benefícios da prática são destaque em publicações de órgãos oficiais e também pesquisas acadêmicas. Entre os mais citados estão o fortalecimento das articulações, a diminuição de lesões, a melhora o desempenho e a promoção do bem-estar emocional.

Fortalece as articulações

Em uma cartilha sobre dicas de saúde, o Ministério da Saúde explica que os movimentos do corpo estão diretamente ligados aos músculos que tracionam os tendões e movem os ossos. No entanto, o órgão explica que os músculos recebem estímulos de contração constantemente no dia a dia e que isso, a longo prazo, pode ocasionar problemas como dores e deformações.

Uma das soluções para evitar essas questões é manter as articulações e os músculos fortalecidos por meio dos alongamentos. Na cartilha consta ainda que a prática pode melhorar também a circulação sanguínea, a flexibilidade e o relaxamento do corpo.

Evita o surgimento de lesões

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), uma das causas mais comuns de lesões musculares é o mau preparo antes das atividades físicas e a realização inadequada dos praticantes ao retomar exercícios após um longo período de afastamento.

O alongamento é constantemente citado como uma das formas mais eficazes para evitar esse tipo de problema. Segundo um artigo publicado na Revista Fisio&Terapia, a prática de se alongar oferece ao corpo uma preparação para movimentos intensos, aumentando a flexibilidade e diminuindo o risco de lesões.

Melhora o desempenho 

Ainda conforme o artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, a prática de se alongar tem potencial para melhorar o desempenho esportivo, pois permite a adaptação mais rápida do corpo ao exercício físico posterior.

Além disso, os outros benefícios citados anteriormente, como o ganho de flexibilidade e o fortalecimento das articulações, também auxiliam na atuação do atleta ao praticar atividade física.

Promove bem-estar emocional

É normal que durante o alongamento a pessoa sinta sensação de relaxamento e esse aspecto também é citado como benéfico. De acordo com um estudo publicado na revista Corpus et Scientia, alongar o corpo aumenta o bem-estar emocional e promove o relaxamento corporal.

As participantes da pesquisa também relataram uma melhora na coordenação motora, da flexibilidade, do equilíbrio e da autoestima.