“Guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada Ciência.”

Abrangência
Esse conteúdo ganhou destaque nos últimos dois anos e os estudos são gradativamente aprofundados desde então em eventos como os seminários promovidos pela ICM, como parte de um amplo projeto de conscientização desenvolvido internamente. Um deles aconteceu no dia 25 de janeiro, sábado, direcionado à classe de jovens. Cerca de 3.500 jovens estiveram reunidos no Maanaim do Espírito Santo, onde participaram de aulas cujo tema central foi “Ciência e Fé”. A programação foi transmitida pelo sistema de comunicação via satélite da ICM para 46 pontos de igrejas cadastradas formalmente no Brasil. Além disso, pelo canal no Youtube da instituição, totalizando mais de 100.000 acessos nos idiomas português, com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), inglês, russo e espanhol.

O público-alvo
O Presidente da instituição, Pastor Gedelti Victalino Gueiros, explicou durante o seminário a escolha do público-alvo: “Não é que os jovens precisam mais que os adultos. Mas nós estamos entendendo que o grupo que está sendo mais assediado hoje no mundo são os jovens, o que é natural. [..] É o jovem que está começando a sua vida profissional, entrando nas universidades, recebendo todo tipo de informação… O mundo hoje é de informação”, avalia.

Ministração do assunto Ciência e Fé
O assunto foi ministrado ao longo de todo o dia por professores que são especialistas, mestres e doutores envolvidos em pesquisas científicas e que atuam espiritualmente na denominação. Desse modo, foram feitas comparações entre o que a Ciência afirma sobre elementos presentes no Universo, como a vida, e o que a Bíblia constata com relação ao assunto, evidenciando os diferentes enfoques, mas sem anular o papel de ambas.

Por esse ângulo, destaca-se uma fala dita  em uma das aulas por um diácono da ICM graduado em Ciências Biológicas, com especialização em Saúde Pública e Ensino de Ciências e pesquisador da área de Ciências por Investigação, Willer do Carmo Campos Júnior:  “A ciência busca respostas tão somente para esta vida: como a vida foi formada, como o homem surgiu… e ignora a Palavra do Senhor. Em todo seu processo de investigação científica a ciência tenta responder como surgiu vida em nosso planeta. A resposta deveria ser que Deus criou todas as coisas, mas sabemos que não possível encontrar Deus pela razão, só encontramos Deus pela fé”. Campos desenvolve o pensamento sobre como ciência e fé ocupam posições peculiares. “A ciência propicia coisas boas para nós: medicamentos, tratamentos, tantas coisas… Mas, não é o nosso principal objetivo. Nosso objetivo não está ligado a esta obra criadora, mas à obra Redentora, porque sabemos que o momento é chegado, em que Jesus está às portas”.

Ainda nesse aspecto, o Pastor Gedelti Gueiros também pontuou em uma das aulas: “A diferença é que a ciência sai de baixo para cima, mas não atinge a eternidade. Porque aqui existe tempo, na eternidade não existe tempo. […] A obra da criação tem começo e fim. A da redenção não tem começo e nem fim”, explica.

A perspectiva do jovem
Uma das participantes do seminário, a jovem Rakel Gerke Rodrigues, é acadêmica de Fonoaudiologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Em entrevista à Rádio Maanaim, ela relata brevemente, com base na impressão que teve sobre o evento, a respeito do assunto que foi tratado, relacionando conhecimentos da vida secular e a fé: “Nós aprendemos em nossa formação sobre a origem do mundo, do que somos feitos… e muitas vezes ficamos muito tecnicistas e paramos para pensar: ‘mas onde está o Senhor nisso tudo?’ Na academia, somos bombardeados por muitas informações e técnicas. Muitas vezes, isso nos afasta do Senhor. Mas aqui, neste encontro, com a palavra que recebemos, nós pudemos ver como o Senhor é maravilhoso e que isso tudo foi possível porque o Senhor disse: ‘haja luz’, e houve luz; foi através da voz dele que tudo se fez e formou”.

Atuação do Grupo de Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata
Além de Willer Campos, o assunto Ciência e Fé foi ministrado por: Pastor Alex Moura, matemático com doutorado na área de propagação de ondas eletromagnéticas; pastor Clynton, mestre em engenharia de controle e automação e pesquisador em inteligência artificial; Diácono Miguel Faria Lima, mestre em prótese, especialista em implantodontia e epidemiologia, pesquisador em biomateriais pela PUC Minas; e Pastor Tarcísio Teles, doutor em física teórica com pós-doutorado pela “Università di Firenze”, pesquisador em mecânica estatística. Esses são alguns dos componentes do grupo de Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata, que surgiu em fevereiro de 2018 com a união de membros da instituição que também são estudiosos da área científica. Esse Grupo foi estabelecido informalmente, com debates pontuais. Mas, em setembro de 2019, foi institucionalizado pelo Presbitério da Igreja Cristã Maranata.

Testemunho Igreja Cristã Maranata (Maranatha Christian Church – MCC) de Framingham e Watertown, em Massachusetts, EUA
Um total de 16 jovens, de Framingham e Watertown, participaram dessa programação naquela igreja. A jornalista Isabela Pelto, brasileira que reside no país em foco, conversou com uma das participantes, a jovem Quezia Chagas, também natural do Brasil, que testemunhou: “Desde a primeira aula sentimos a forte presença do Senhor. Estamos em outro país, muitos vivendo longe dos pais e do aconchego de casa, mas vemos a importância da oração em nossas vidas, pois o Senhor abençoa os jovens que tem vida de oração”. Com relação ao tema abordado, ela ainda comentou: “Eu nunca ouvi aulas como essas, mostrando a ligação da ciência com a Bíblia, comprovando que a Palavra de Deus é única e verdadeira. Somos muito desafiados nas faculdades com ensinos que tentam nos desviar do caminho, mas o Espírito Santo tem nos alertado para esse momento, tem nos alimentado e tem nos dado convicção para prosseguir. Certamente recebemos a mesma porção dos que estiveram no Maanaim”, concluiu a jovem.

Confira a seguir registros da participação dos jovens no Maanaim do ES, em Framingham e também em diversas localidades do Brasil, enviadas por ouvintes da Rádio Maanaim!