Após o temporal da terça-feira, dia 12 de março, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, convocou reunião extraordinária com as Secretarias Municipais, Agência Municipal de Segurança, Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal, Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e Defesa Civil. Em pauta, discutir os prejuízos e transtornos causados pelo temporal que caiu na cidade.

Durante o encontro, o Pábio Mossoró anunciou a criação de uma comissão de emergência para atender ocorrências ocasionadas pelos fortes ventos e chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Ele também informou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos já iniciou a restauração das vias públicas, a limpeza de bueiros e a remoção de entulhos para restabelecer o acesso seguro dos moradores. “Estamos andando por toda cidade para vistoriar os pontos críticos causados pela chuva e executar os serviços necessários para garantir o bem-estar da população valparaisense”, disse.

A Gestão de Pábio conta com o trabalho das equipes do SUSFIM, Agência de Trânsito, Saúde, Educação e Assistência Social, que estão empenhadas e dobrando esforços para solucionar os casos emergenciais em todas as regiões do município. “Estamos com uma força tarefa das equipes de Governo e ajuda do Corpo de Bombeiros para Valparaíso voltar à normalidade. Os desafios são muitos, mas com persistência e ajuda de todos vamos conseguir”, garantiu.

O prefeito de Valparaíso declarou que já nomeou os coordenadores iniciais da comissão de emergência, o que assegura a instalação em modo emergencial da Defesa Civil na cidade, num local provisório antes da construção do prédio definitivo. Além disso, decretou Situação de Emergência no município e levará os relatórios dos prejuízos causados pelo temporal, ao Ministério do Desenvolvimento Regional para solicitar auxílio na execução de projetos que possam evitar e prevenir outros estragos na cidade, devido às fortes chuvas. “Estamos trabalhando em todas as frentes, primeiramente atendendo as questões emergenciais, mas também apresentando projetos para prevenir danos à cidade como aconteceu da última terça-feira”, concluiu.

O Coordenador Regional da Defesa Civil, Major Juliano, destacou a importância do encontro realizado na Prefeitura e adiantou que o processo de instalação da Defesa Civil na cidade está em fase avançada, uma vez que a Lei está criada e regulamentada.