O setor pede, mas as autoridades ainda não permitem. Pelo menos no Brasil. O uso medicinal de cannabis em pets é um assunto que ganha cada vez mais força no mercado nacional. O motivo está nos resultados das pesquisas, que apontam benefícios consideráveis para os animais. Mas o tema gera tanta polêmica quanto na discussão em torno do uso em humanos. Por isso, a PET VET, principal feira da indústria veterinária da América Latina, decidiu levar o debate ao evento. Pela primeira vez, o encontro irá apresentar uma edição especial do já conhecido We Need To Talk About Cannabis, realizado até então apenas na FCE Pharma, principal encontro da indústria farmacêutica do país.

Serão duas horas de debates dentro do Industry Sessions, uma arena gratuita de conteúdo voltada aos veterinários que visitam a PET VET. Entre os temas, o cenário regulatório, a aplicação desse tipo de produto em animais e o quanto a sua liberação pode significar para a economia. Dados da empresa de inteligência de mercado Kaya Mind mostram que o uso medicinal de cannabis para pets pode movimentar R$1,45 bilhão no Brasil em um cenário de alta adesão ao tratamento.

Maria Eugênia Riscala, CEO da empresa, está entre as palestrantes confirmadas. Ela irá falar sobre “O mercado pet e o uso terapêutico da Cannabis”. Já “A Pesquisa Clínica no setor de Saúde Animal” será conduzida por Greyce Lousana, Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), e por Rosemary Viola Bosch, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP. O “Cenário regulatório da Cannabis Medicinal no setor animal” terá a apresentação de Isabela Ávila, Coordenadora de Produtos Veterinários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A palestra “Uso Medicinal da Cannabis”, por sua vez, será conduzida por Margarete Akemi, que é Diretora Técnica do Sindicato do Comércio Farmacêutico de São Paulo.

Na visão de Carolina Sellani, coordenadora do grupo de trabalho de insumos de cannabis da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), o evento é uma oportunidade para aprofundar o debate sobre o uso da substância em pets. “As discussões são muito importantes para que a gente tenha o máximo de dados possível, informações e preparo do setor e das instituições envolvidas nesse processo. O tema da cannabis medicinal já está bastante avançado no Brasil quando a gente fala de saúde humana e agora buscamos avanços também para a saúde animal”, complementa.

Para Guilherme Martinez, Head de Produto do Núcleo Pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora da feira, a entrada da temática no evento eleva o encontro veterinário a outro patamar. “Essa é uma discussão que está no dia a dia dos profissionais da área, que não podia ser ignorada. Em um evento feito para apresentar as principais novidades e avanços do setor, é fundamental debater possibilidades que certamente virarão realidade em um futuro próximo. Por isso, ficamos muito felizes de conseguir incluir o assunto na nossa grade de conteúdo, ainda mais com profissionais tão gabaritados como os que estarão presentes”.

 

Serviço:

We Need To Talk About Cannabis – PET VET Expo

16 de agosto, a partir das 14hs

São Paulo Expo

https://home.petvetexpo.com.br/