O deputado Jorge Vianna (Podemos), apresentou Projeto de Lei (PL) que institui a obrigatoriedade de contratação de brigada profissional, composta exclusivamente por bombeiros civis, pelas unidades e estabelecimentos de saúde do DF. O PL ocorre após princípio de incêndio no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), proveniente de um curto circuito, no final de janeiro.

De acordo com o PL, unidades de saúde, com frequência diária superior a 500 pessoas, tanto da rede pública quanto privada, devem contratar brigada profissional composta exclusivamente por bombeiros civis.

No PL, Vianna lembra a frequente incidência de incêndios em unidades e estabelecimentos de saúde do DF, o que na avaliação do parlamentar, requer a ação imediata dos brigadistas, para atuar preventiva e corretivamente, nessas unidades de saúde, para evitar e reduzir a probabilidade de desse tipo de acidente.

Vianna lembra ainda que, levantamentos recentes, realizados pela então equipe de transição do governador Ibaneis Rocha (MDB), deixaram claro, problemas estruturais de instalações hidráulicas, elétricas e das chamadas ‘gambiarras’, que servem como gatilhos para a ocorrência de curto circuitos e incêndios, nas unidades de saúde.

“Nossas unidades de saúde, principalmente os hospitais estão sucateados, com muitas gambiarras nas ligações elétricas, com vazamentos e infiltrações em casos de chuvas, que muitas vezes acabam causando incêndios e acidentes. Então, é importante que tenhamos a ação dos bombeiros brigadistas nas unidades de saúde.”, justificou Vianna.