o Distrito Federal, o teste ocorreu nas quadras QR 204, QR 206 e QR 208 de Samambaia Norte, distribuídos em 6 setores censitários e totalizando 1.772 domicílios. A coleta foi feita por 11 recenseadores que conseguiram levantar informações em 90,97% dos domicílios da região. Dentre as entrevistas realizadas, 94,73% foram presenciais e 0,06% por telefone. Já nesse primeiro levantamento, pode-se identificar um percentual maior de mulheres (51,96%) em relação aos homens (48,04%) para as quadras selecionadas, já dando indícios do que vem por aí em 2022.

Os testes incluíram todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta (presencial, pela internet ou por telefone), mobilização dos moradores e comunicação com a mídia. A fase do recenseamento terminou no dia 29 de novembro, dentro do prazo esperado. Agora tem início a fase da Pesquisa de Pós-Enumeração, que avalia a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário, e com prazo de finalização em dezembro.

Tivemos uma grande receptividade dos moradores de Samambaia. Somos muito gratos pela colaboração de todos. Agora o Teste do Censo continua com a PPE (Pesquisa de Pós-Enumeração) e a participação da população de Samambaia é fundamental para uma vez mais conseguimos fechar a pesquisa com êxito”, menciona Marcelo Alessandro Nunes, coordenador Operacional do censo no Distrito Federal.

Todos os cuidados sanitários foram observados pelos recenseadores durante o teste de homologação, seguindo protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19 (uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social). Uma ferramenta muito útil testada foi a confirmação da identificação do recenseador pelo QR code em seu crachá, que imediatamente, fornecia as informações sobre ele disponíveis no site respondendo.ibge.gov.br. Uma maneira rápida e eficaz de conferir a identificação do recenseador.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido. Mais informações sobre o censo estão disponíveis em: https://censo2022.ibge.gov.br/