Representantes do Sistema Comércio estiveram presentes na sessão especial promovida pelo Senado Federal, na última sexta-feira (19), em homenagem ao Sistema S. A iniciativa foi proposta pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), que destacou a importância das entidades para o desenvolvimento do país. “O Sistema S está presente em tudo”, afirmou o parlamentar.
Além do comércio, o Sistema S também reúne entidades ligadas à indústria, ao transporte, à agricultura e ao cooperativismo, todas voltadas à formação profissional, assistência social, saúde, lazer e cultura. Mantidas por contribuições do setor produtivo, essas instituições cumprem papel estratégico no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
José Carlos Cirilo, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, representou o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros. Além dele, representantes da Fecomércio-DF, como da chefe de gabinete, Caetana Franarin, e do assessor legislativo, Athayde Passos da Hora, estiveram presentes, assim como estudantes do Senac-DF e integrantes do grupo Mais Vividos do Sesc-DF.
Cirilo destacou o compromisso do Sistema Comércio com a formação profissional, a cidadania e a promoção social. “Ao propor esta homenagem, os senhores valorizam e reforçam a importância dos serviços sociais autônomos que, ao longo de oito décadas, transformam diariamente a realidade de milhões de brasileiros, especialmente daqueles que necessitam de oportunidades, de qualidade de vida, de qualificação profissional para que possam contribuir para o desenvolvimento dos setores produtivos deste país”, afirmou.
Outros representantes do Sistema S também destacaram suas contribuições. Karla Oliveira, gerente-geral do Sescoop, lembrou que “o Sescoop ajuda a preparar cooperativas e seus associados para os desafios do mercado”. Nilson Leitão, da CNA, ressaltou o papel do Senar na capacitação do produtor rural. Já Paulo Mól, do Sesi, falou sobre ações voltadas à saúde, educação e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria.
O Sistema S é formado por nove instituições ligadas às suas respectivas Confederações Nacionais. São elas: Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).