A pandemia da Covid-19 marcou o fechamento de mais de 20 mil empresas no Distrito Federal em 2020, primeiro ano do isolamento social para conter o coronavírus, segundo dados da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF). Entretanto, nos últimos meses, medidas estão sendo disponibilizadas para ajudar o empreendedor a voltar ou continuar com sua empresa e recuperar o saldo negativo.

Visando auxiliar na recuperação econômica desses empresários, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae DF) fechou parceria com a XporY.com, plataforma de permutas multilaterais. Como resultado dessa união, uma rodada de negócios está prevista para outubro deste ano, em Brasília, e pode beneficiar mais de 100 empreendedores.

A rodada é um encontro promovido pelo Sebrae que reúne empreendedores com o objetivo de criar parcerias de negócios. Nesta edição, a rodada de negócios funcionará por meio da plataforma disponibilizada pela XporY.com, onde as empresas participantes do evento terão que gravar uma apresentação de no máximo 40 segundos mostrando o produto ou serviço que estão oferecendo. Após isso, os demais empreendedores, por meio da plataforma, terão a opção de ver as ofertas, favoritar, dispensar ou entrar em contato imediatamente, caso tenham gostado da proposta.

De acordo com Lúcio Marreto, analista de marketing digital do Sebrae DF, a parceria com a plataforma de permutas será importante para cumprir a missão de auxiliar os empreendedores na retomada econômica. Para o órgão é essencial fechar parcerias com empresas que têm um grande potencial, como a XporY.com.

“O Sebrae fará a seleção inicial de 300 empresários que têm o perfil para participar da rodada de negócios. Desses 300, cerca de 100 empreendedores serão selecionados para a participação na rodada de negócios XporY.com, prevista para acontecer online, como uma das ações do Sebrae Inova 2022, evento previsto para o dia 25 de outubro”, comenta o analista do Sebrae DF.

Para Lúcio, a expectativa é de que a rodada de negócios seja um sucesso e que a parceria permaneça por um bom tempo. “Estamos muito otimistas com a parceria. O que está sendo disponibilizado pela plataforma é uma tendência no mercado. Creio que vai ajudar muitos empreendedores”, prevê.

Micro e Pequenas Empresas

Para o sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa, essa parceria com o Sebrae DF fortalece a ideia da marca de auxiliar na reativação econômica das micro e pequenas empresas que foram prejudicadas durante a pandemia.

“Queremos levar a resolução de conflitos entre credores e devedores de uma forma mais tranquila do que mexer no caixa da empresa. São essas entregas que fazemos para auxiliar a economia brasileira. Queremos e deixamos claro que a ferramenta pode ser adotada por qualquer prefeitura e governo estadual para ajudar a economia local”, finaliza Barbosa.

Plataforma

Parceira oficial do Sebrae de São Paulo, Goiás e agora Distrito Federal, a XporY.com proporciona a empresas e profissionais liberais ofertarem seus produtos e serviços por meio de trocas. De acordo com o responsável pela plataforma, Rafael Barbosa, que também é especialista em economia colaborativa, o permutante anuncia ofertas na plataforma e a cada venda recebe pagamento do valor do produto em moeda digital, chamada X$, que tem valor equivalente ao Real (cada R$ 1,00 equivale a X$ 1,00). Com o crédito, ele fica livre para adquirir qualquer produto ou serviço ofertado por membros cadastrados de qualquer segmento e localidade.