O mercado brasileiro de sorvetes e gelatos movimentou R$ 7,57 bilhões em 2024 e deve alcançar R$ 11,35 bilhões até 2033, segundo dados do IMARC Group, com um crescimento médio anual de 4,6% entre 2025 e 2033. Impulsionado pela mudança das preferências de consumo, diversificação dos canais de venda, demanda sazonal, inovação constante, fatores como a forte afinidade cultural por doces e o clima quente do país, o mercado de gelatos vem buscando espaço para crescer com agilidade e se diferenciar dos sorvetes industriais. Um dos principais recursos é a tecnologia, aliada para elevar a qualidade, sem deixar de lado a receita artesanal que é a essência do produto.

Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, o segredo do sucesso é encontrar o equilíbrio entre a tradição dos processos manuais e o uso dos equipamentos de ponta. Para Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO da rede, ferramentas de última geração permitem maior precisão no controle de temperatura, garantindo um gelato mais estável, sem necessidade de aditivos artificiais.

O cuidado também reforça a qualidade dos ingredientes frescos, como leites e frutas, para maior durabilidade. “Trabalhamos com insumos da estação, nada de polpa ou algo previamente congelado. Por isso, a importância de monitorar rigorosamente cada item”.

Já no aspecto da produção artesanal italiana, a casa mantém os processos liderados pelo mestre gelatiere Victor Pardini, com receitas inspiradas na tradição milenar europeia, porém descobrindo novos sabores. “O maior privilégio de trabalhar com sobremesas no Brasil é poder utilizar as técnicas clássicas, mas aplicadas aos nossos ingredientes, nossas frutas. O repertório nacional é imenso e ainda há muito a ser conhecido. Quanto mais a tecnologia facilita e conserva com qualidade, mais podemos criar com itens pouco explorados”, afirma.

Sobre a Cuor di Crema 

Rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas que garantem produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. O gelato Cuor di Crema tem uma lista de sabores autênticos, são mais de 100 receitas que proporcionam uma experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. No cardápio, estão também variadas opções de cafés, sobremesas e salgados. Para os interessados em empreender na marca, são dois modelos de negócios: quiosque e loja.