Nem sempre as pessoas que gostariam de empreender podem arcar com os custos de aluguel ou comprar espaços em pontos comerciais com uma metragem alta para abrirem o próprio negócio. Pensando nessa demanda reprimida e sentindo o aumento da procura por franquias mais compactas, muitas franqueadoras resolveram lançar modelos neste formato para facilitar o empreendedorismo. Confira algumas ideias inovadoras, a partir de 3m², para realizar este sonho.
A rede Yes! Cosmetics, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de beleza e cosméticos, lançou o modelo cápsula para o franchising. Com valor de investimento inicial mais acessÃvel, a partir de R$ 70 mil, a proposta é que a microfranquia seja implementada em locais com até 3m² e em pontos estratégicos, como galerias, supermercados e estações de trem, devendo capitalizar a marca e estar presente em cidades com até 20 mil habitantes. A cápsula foi formatada para ser implantada rapidamente, em cerca de 60 dias. A área necessária é a partir de 2,4m², o que diminui o valor do aluguel, e pode ser operada por apenas um funcionário, minimizando o custo final ao franqueado. | |
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A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de mil unidades comercializadas pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários, pode ser gerenciada à distância, por meio do sistema online e tem exigência mÃnima de 20m², chegando até os 30m² em operações com necessidade de mais máquinas. No modelo loja (container e sala comercial) o investimento inicial é a partir de 199 mil, com faturamento médio mensal de R$ 20 a 30 mil. Já para unidades em condomÃnios, o investimento inicial é a partir de R$149 mil e o faturamento médio mensal de R$10 a 15 mil. Ambos possuem prazo de retorno de 18 meses. |
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A Magnólia Papelaria, maior franquia de papelaria organizacional e que tem como propósito estimular a organização e consequentemente a produtividade de jovens e adultos, conta com o modelo quiosque para o franchising. Com um investimento inicial de R$130 mil e faturamento médio mensal de R$49 mil, o quiosque exige uma área mÃnima tradicional de 3x2m². A rede aposta na instalação em shoppings centers e aeroportos. |
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Já a Mr. Fit, rede pioneira de fast-food em alimentação saudável, disponibiliza um modelo de negócio em formato de quiosque, que a partir de uma operação enxuta, atende as necessidades dos franqueados e seus clientes. Com unidades de 9 a 12m², o modelo pode ser explorado em lugares com grande fluxo de pessoas, como os shoppings, O investimento inicial para abrir uma unidade é a partir de R$ 77 mil (incluso taxa de franquia), com um faturamento médio de R$ 30 a R$ 60 mil e prazo de retorno de 10 a 36 meses. |
Com a intenção de oferecer uma opção rápida para o consumidor, a Mais1.Café, maior rede de cafeterias to go do Brasil, trabalha com bebidas da mais alta qualidade em várias opções, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial. Para acompanhar as bebidas, o cardápio tem salgados e doces importados da Europa que possibilitam diversas combinações para potencializar a experiência. Atualmente, a Mais1.Café está presente em mais de 220 cidades, em 25 estados brasileiros e no Paraguai, e conta com mais de 600 unidades confirmadas no Brasil. A rede possui unidades em formato de lojas de rua, shoppings e containers a partir de 12m², com investimento inicial de R$ 85 mil (incluso instalações, taxa de franquia, estoque inicial), faturamento médio de R$ 30 mil e o prazo de retorno de 18 a 24 meses. | |
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A Minha Quitandinha atua com o intuito de trazer praticidade para o cotidiano do consumidor e do franqueado. A rede de minimercados autônomos que opera em complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra não exige muito espaço, adaptando-se a locais acima de 2 m². Ou seja, uma loja pode ser instalada no hall de entrada, recepções, corredores ou até mesmo em uma vaga de garagem. O layout é totalmente personalizado para cada projeto, podendo, inclusive, ser instalado em um container em casos de áreas externas. Ao todo, a marca, que disponibiliza um portfólio com uma média de 700 produtos, conta com um investimento inicial a partir de R$ 42 mil (inclui a taxa de franquia + instalação), faturamento médio mensal de R$ 18 mil e um prazo de retorno de 10 a 18 meses. |
A Le Petit Macarons, primeira boutique brasileira especializada no doce francês, dispõe de 33 sabores de macarons sem glúten, com opções exclusivas também sem lactose. Preparados a base de farinha de amêndoas, pastas italianas, açúcar impalpável e chocolate belga, os macarons podem ser comercializados, juntamente com cafés e chás importados, em até quatro modelos de negócio, sendo o mais enxuto deles o modelo Carretino, que necessita de no mÃnimo 2m² para atender à s necessidade de clientes e franqueados. Com investimento inicial de R$ 100 mil (incluso taxa de franquia, instalações, equipamentos e estoque inicial), o modelo proporciona faturamento médio mensal de até R$ 25 mil e prazo de 24 a 36 meses para retorno. |