Em 26 de julho, é celebrado o Dia dos Avós, mas diferente do perfil de avós que conhecemos por meio da história, hoje, o público da terceira idade está mais ativo do que nunca, principalmente no empreendedorismo. Prova disso são os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre de 2023, realizada pela ABF – Associação Brasileira do Franchising, que mostram um crescimento de 2,6% no perfil de franqueados aposentados, em relação ao levantamento do ano anterior.

Como no  caso da Sônia Ramos, conhecida carinhosamente como Vó Sônia, de 76 anos, fundadora da Casa de Bolos, maior rede de bolos do Brasil e pioneira no segmento. A franquia, criada pela matriarca da família Ramos em 2010, no município de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, é atualmente a líder do mercado, presente em mais de 196 cidades, com mais de 450 lojas espalhadas pelo país e com implantação da primeira unidade internacional, em Lisboa, Portugal.

Todo esse crescimento só foi possível a partir da atitude empreendedora da Vó Sônia, que começou  quando Rafael, o filho caçula, perdeu o emprego e a família se viu obrigada a encontrar uma maneira de complementar a renda para fechar as contas do mês. A ideia de abrir uma loja e fazer bolos caseiros ganhou não só as ruas do centro da cidade, como conquistou os consumidores, que se tornaram clientes fiéis da unidade.

De bolo em bolo, o negócio prosperou e a combinação das talentosas mãos da Vó Sônia, alinhado ao trabalho desenvolvido pela família levou a Casa de Bolos a outro patamar e, assim, impulsionando-os a franquear. As primeiras unidades foram inauguradas na região de Ribeirão Preto, e em pouco tempo as lojas conquistaram espaço em todo o território brasileiro.

Com a pretensão de chegar a 500 unidades em 2023, a rede trabalha com mais de 100 opções de bolos caseiros feitos com uma produção 100% artesanal e com fruta de verdade. São versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas.

Aposentados no franchising

Além de ser fundado por uma avó, a franquia também abre espaços para que outros aposentados também comecem a empreender, caso do casal Roberto (60) e Solange Brito (58), que inauguraram uma unidade da Casa de Bolos, na cidade de Curitiba (PR), no primeiro trimestre deste ano. Juntos há 38 anos, eles acumulam experiências com o empreendedorismo em outras fases da vida, mas após  se mudarem para a capital paranaense, resolveram empreender pela primeira vez em uma franquia e estão colhendo os frutos dessa nova parceria. “A idade é um dos fatores de dificuldade, porque a cabeça pensa, mas o corpo não responde com tanta velocidade, mas mesmo assim, isso não impede o nosso alto rendimento”, conta Roberto, que divide a rotina de administrar e operacionalizar a unidade com a esposa e mais três funcionários. “Estamos adorando essa nova fase, porque estamos trabalhando no próprio negócio e conversando com pessoas o tempo inteiro”, destaca Solange.

SOBRE A CASA DE BOLOS

Criada com muito carinho pelas mãos talentosas da Vó Sônia em parceria com seus filhos, a Casa de Bolos é pioneira no segmento de bolos caseiros. Contando com mais de 450 unidades pelo país, a rede mantém uma rigorosa qualidade dos bolos oferecidos. Natural de Ribeirão Preto, mãe e filhos começaram o negócio num pequeno salão no centro da cidade e, com o sucesso da loja, optaram pelo modelo de franquias. Hoje, a Casa de Bolos tem no cardápio mais de 100 sabores, feitos a partir de uma produção 100% artesanal e com fruta de verdade. São versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas. Oferece também tortas, cucas e bolos de aniversário. Saiba mais aqui.