“Benedito, Abençoado e Bendizido” conta a história de Benedito e Rosinha, que juntos com o boizinho Fuzarca enfrentam os desmandos do terrível coronel João Redondo. Conduzidos por cantigas populares a trama se desenvolve e entram em cena o palhaço da Vitória, cabo Zé Tenta, vovô Benza e a cobra Anaconda. A direção é do bonequeiro Thiago Francisco.
“O espetáculo é uma brincadeira de mamulengo. A intenção é levar até as pessoas um pouco do universo do teatro popular de bonecos, por meio de vários personagens tradicionais, que já fazem parte do imaginário coletivo. A história aborda questões como coronelismo, a luta por trabalho, por terra e por relações de trabalho mais dignas”, explica Thiago Francisco.
É com a alegria dos bonecos que esses temas pretendem ser tratados. Thiago diz ainda que a ideia é que as pessoas possam se divertir ao assistirem o espetáculo. Após a peça, será exibida a oficina: “O Brinquedo e a Brincadeira no Teatro de Mamulengo”. No conteúdo dela, a história do teatro de mamulengo, tipos de bonecos, personagens tradicionais e dicas de manipulação e confecção.
Olhos D’Água
O projeto “Viva o Mamulengo” realizou atividades na Escola Municipal Geminiano Ferreira de Queiroz, em Olhos D ‘Água – distrito de Alexânia. A ação aconteceu no dia 18 de abril e contou com a exibição do espetáculo para as crianças e um bate-papo com educadores. O objetivo foi auxiliá-los no entendimento sobre a importância do mamulengo.
“Foi muito bom, as crianças gostaram bastante e os educadores se mostraram participativos durante a brincadeira. No nosso papo eles demonstraram o desejo de conhecerem mais sobre o teatro de bonecos, para trabalharem outros temas nas aulas”, contextualiza Thiago.
Sinopse do Espetáculo:
O espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido” é resultado de 15 anos de pesquisas e vivências com mestres e mestras da cultura popular de diversas regiões do país. A direção é de Thiago Francisco e tem como base para o roteiro cenas, passagens, esquetes e personagens tradicionais do Teatro Popular de Bonecos, que sobrevivem no imaginário popular graças à oralidade.
A brincadeira (formo como se chamam popularmente os espetáculos de Mamulengo) conta a história de Benedito e Rosinha, que junto com o boizinho Fuzarca enfrentam os desmandos do terrível coronel João Redondo. Conduzidos por cantigas populares a trama se desenvolve e entram em cena o palhaço da Vitória, cabo Zé Tenta, vovô Benza e a cobra Anaconda.
Direção: Thiago Francisco
Trilha Sonora: Maísa Arantes
Brincante/Bonequeiro: Thiago Francisco
Brincante/Burrinha: Inácio Francisco
Brincante/ Musicista: Maísa Arantes
Figurinista: Maria Villar
Bonecos: Moises Bento-BA, Afonso Miguel- PI, Babi Guedes-CE, Thiago Francisco-DF
Registro: Alice Lira
*Ficha técnica do vídeo
Serviço
Projeto: “Viva o Mamulengo”
Quando: sábado (7/05)