Começa no próximo sábado (14/04) e vai até o aniversário de BrasÃlia (21/04), a curta temporada do espetáculo Mandé Mobá, que traz, através da dança e da música, as raÃzes da herança afrobrasileira. Idealizado pela bailarina, pesquisadora e educadora Carla Sacramento Costa (também conhecida como Carla Girija), Mandé Mobá é um projeto sobre a força ancestral africana na cultura brasileira .
Segundo Carla, contemplada com um edital do FAC para a montagem do espetáculo, as raÃzes são os prolongamentos que ligam alguma coisa ao solo, que se espalham procurando nutrir e fixar, dar vida e sustentação. No caso do Mandé Mobá, tratam-se das raÃzes ancestrais do povo mandingue, ou malinke, originários do oeste africano, que vieram forçadamente para o Brasil entre os séculos XVI e XIX, durante o perÃodo do tráfico de escravos. Sua cultura foi duramente reprimida, mas não se perdeu, pois assim como as raÃzes de uma grande árvore, essas raÃzes culturais avançaram profundas, e mantiveram-se vivas, alimentando as várias manifestações da cultura afrobrasileira.
Por meio de oficinas com grandes nomes da percussão e da dança do oeste africano, Carla realizou o processo de confecção do espetáculo de forma totalmente colaborativa, unindo bailarinos e percussionistas, maquiadores e figurinistas, para entregar ao público um lampejo dessa cultura quase invisÃvel, apresentando um delicado e inédito panorama de uma parte constituinte da identidade nacional brasileira.
Totalmente gratuito, Mandé Mobá acontecerá em seis Regiões Administrativas diferentes: Ceilândia (Espaço Cultural Filhos do Quilombo, dia 14/04 à s 10h), Gama (Feira Permanente, dia 14/04 à s 15h), Planaltina (Praça do Muesu Histórico, dia 15/04 à s 10h), São Sebastião (Feira Permanente, dia 15/04 à s 15h), Estrutural (Praça da BÃblia, dia 21/04 à s 10h) e Plano Piloto (Estacionamento 13 do Parque da Cidade à s 15h).
O encerramento da apresentação no aniversário de BrasÃlia serve não apenas como uma homenagem do espetáculo e sua equipe à cidade, mas como um lembrete de todas as heranças e raÃzes presentes na construção de BrasÃlia. A nova capital, sÃmbolo de um Brasil novo e moderno, não pode esquecer de todas as culturas que, desde o inÃcio, estiveram vivas e fortes, na longa formação do nosso Brasil contemporâneo.
O espetáculo Mandé Mobá é, assim, uma oportunidade única, inédita na capital, de trazer ao público – por música e dança – mais uma peça do grande quebra-cabeça deste paÃs, de tantas influências e tantas heranças, muitas vezes esquecidas, mas sempre presentes!
Â
O que? Espetáculo Mandé Mobá – Força Ancestral
Onde?
Ceilândia – Espaço Cultural Filhos do Quilombo, dia 14/04 às 10h;
Gama – Feira Permanente, dia 14/04 às 15h;
Planaltina – Praça do Muesu Histórico, dia 15/04 às 10h;
São Sebastião – Feira Permanente, dia 15/04 às 15h;
Estrutural – Praça da BÃblia, dia 21/04 à s 10h, e;
Plano Piloto – Estacionamento 13 do Parque da Cidade às 15h.
Quanto? Gratuito.
Informações: www.facebook.com/MandeMouba e www.mandemoba.com