A parcela da Quota Estadual e Municipal do Salário-Educação, referente à arrecadação de outubro de 2025, foi creditada em 19 de novembro nas contas dos entes federados. O repasse soma R$ 1,67 bilhão e eleva para R$ 19,7 bilhões o total distribuído neste ano pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Segundo estimativa da Pasta, a arrecadação anual deve atingir R$ 35,5 bilhões.

O Salário-Educação integra as principais fontes complementares de financiamento da educação básica pública. A verba pode ser aplicada em ações e investimentos:
- formação de profissionais;
- construção, reforma e manutenção de escolas;
- compra de equipamentos e mobiliários;
- aquisição de materiais didáticos;
- transporte escolar;
- despesas com alimentação escolar (autorizado pelo MEC desde junho de 2025).
A contribuição do recurso corresponde ao recolhimento de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas vinculadas à previdência social. Do total arrecadado, 60% são destinados às cotas estaduais e municipais, 30% à União e 10% permanecem sob gestão do FNDE. Os valores chegam mensalmente às contas dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Desde 2024, a distribuição passou a seguir um critério único e equitativo, baseado exclusivamente no número de matrículas da educação básica pública. Dessa forma, cada aluno recebe o mesmo valor, independentemente da região do país.
VEJA MAIS:
- Enare: prazo para inscrições na residência de acesso direto se encerra na segunda-feira
- Caixa renegocia R$ 5,5 bilhões em dívidas no programa Desenrola
- Enem 2026: Candidatos têm acesso ao resultado do atendimento especial
- Censo Escolar: Brasil registra queda nos índices de reprovação, abandono e atraso
- Aprendizagem avança de ações emergenciais para políticas estruturadas
Fonte: Brasil 61
