ValquĆria Cunha, do Detran-DF
Entre os dias 25 e 29 de novembro o Detran-DF realizarĆ” diversas aƧƵes de educação e fiscalização de trĆ¢nsito em Planaltina. O órgĆ£o irĆ” compor o projeto da Secretaria de SeguranƧa PĆŗblica do Distrito Federal (SSP-DF): Cidade da SeguranƧa PĆŗblica, que faz parte do programa DF mais Seguro. Planaltina serĆ” a primeira regiĆ£o administrativa a receber o projeto, por isso, as aƧƵes de trĆ¢nsito serĆ£o intensificadas no local, com atuação conjunta do Detran, DER, PRF e PMDF, neste perĆodo.
As cidades são escolhidas com base em critérios como a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e anÔlises criminais do setor de inteligência da SSP, perfil socioeconÓmico da região, mapeamento de desordens, entre outros. Planaltina foi escolhida ainda, pelo contexto histórico, jÔ que é a primeira cidade do DF. A Cidade da Segurança Pública contarÔ com uma estrutura instalada no estacionamento da Administração Regional da cidade.
Ações educativas de trânsito
O Núcleo de Campanhas Educativas do Detran levarÔ ações de conscientização e trânsito seguro para condutores e pedestres de Planaltina. As equipes estarão em diversos pontos da cidade atuando em ciclovias e no ponto central da Cidade da Segurança, no estacionamento da Administração Regional.
Ações de fiscalização de trânsito
A coordenação de policiamento e fiscalização da regiĆ£o leste destacou um efetivo de 92 agentes de trĆ¢nsito distribuĆdos em 36 viaturas para atuar durante o perĆodo da Cidade da SeguranƧa de Planaltina. O Detran vai realizar operaƧƵes de patrulhamento e blitz em diversos pontos da cidade.
Outras aƧƵes do projeto
Além da fiscalização de trânsito, outras ações estão previstas para acontecer durante a Cidade da Segurança Pública de Planaltina: a operação DF Livre das Carcaças, a fim de retirar sucatas das vias, a Quinto Mandamento, que tem foco na redução dos crimes contra a vida, atrações e serviços para a comunidade, exposição de equipamentos e viaturas, palestras, emissão de carteira de identidade, entre outros.
Fonte: SSP/DF
