Equipe de nutrição do Hospital de Base preparou menu diferente para celebrar o Dia de São João
Quem reclama de comida de hospital não é paciente do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF). Para contagiar as pessoas do HBDF com o espírito de festa junina, a equipe de nutrição preparou um cardápio típico de arraiá nesta quarta-feira (24), data que celebra o Dia de São João.
“Os pacientes internados não podem sair, então nós tentamos trazer um pouco de lar para eles”
A alimentação especial foi fornecida para colaboradores e pacientes internados, seguindo as recomendações médicas e dietas específicas de cada um. O cardápio especial busca levar humanização e familiaridade durante o tratamento médico e é realizada em datas de grande apelo, como Dia das Mães e Natal. Diariamente, cerca de mil colaboradores e 1.200 pacientes e acompanhantes recebem alimentação em todas as refeições no Base.
A chefe do Núcleo de Produção e Nutrição do HBDF, Ana Cecília Nunes, pontua que a iniciativa proporciona conforto e acolhimento: “Comida é aconchego, é referência de casa. Os pacientes internados não podem sair, então nós tentamos trazer um pouco de lar para eles”.
- GDF investe quase R$ 2 milhões na construção de novas calçadas no Riacho Fundo II
- Guará apresenta planejamento estratégico com foco em inclusão, inovação e monitoramento de indicadores
- Fisioterapia especializada ajuda pacientes a recuperar autonomia após AVC
- Empreendimento Brasília Tech Hub reunirá 60 empresas de tecnologia
- Audiência pública debate regularização de ocupações no Lago Sul
O almoço foi frango caipira, carne assada ao molho, quibe de mandioca, suco de acerola como acompanhamento e, de sobremesa, churros de colher e paçoca. A merenda será de canjica e banana, seguida por um jantar completo de ensopado à flamengo, creme de milho e caldo de frango. Em seguida, para adoçar a internação, a sobremesa será melancia e pudim de tapioca. Já a ceia será de bolo de fubá com erva-doce e suco de uva.
Silvan Abrão Gomes, de 64 anos, está internado no Hospital de Base há 15 dias e comemorou a iniciativa: “A comida é sempre muito boa e nutritiva, estou muito satisfeito. E eu adoro frango caipira, então fico muito feliz”. A esposa dele, Maristela da Abadia Teles Gomes, reforçou: “Ficar acompanhando em um hospital é uma situação difícil, então receber essa alimentação facilita, já que nem sempre podemos sair para comer em outro lugar”.
*Com informações do IgesDF
Fonte: Agência Brasília
