Reconhecida pela defesa dos servidores públicos, do SUS e de pautas sociais no Distrito Federal, a líder do serviço público Silene Almeida, conhecida como “Silene da Saúde”, confirmou para o próximo dia 17 de maio o ato que marcará oficialmente o lançamento de sua pré-candidatura a deputada distrital pelo Avante.
O evento será realizado no Clube da Saúde, no dia 17 de maio, a partir das 9h, reunindo apoiadores, servidores públicos, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais.
Silene tem ressaltado que o projeto político não é individual, mas construído coletivamente ao lado de amigos, servidores e apoiadores que acompanham sua trajetória na defesa da saúde pública e dos direitos dos trabalhadores. Segundo ela, o encontro marcará o pontapé inicial da mobilização para consolidar seu nome na convenção partidária do Avante visando as eleições de 2026.
A pré-candidata ganhou notoriedade durante sua atuação na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, onde ocupou diversos cargos estratégicos, com destaque para a função de subsecretária de Gestão de Pessoas durante a pandemia da COVID-19.
Sua base política é formada principalmente por servidores ativos e aposentados da Secretaria de Saúde do DF e de diferentes categorias do Governo do Distrito Federal, além de lideranças ligadas ao Movimento de Valorização da Carreira GAPS.
- Brasília recebe mais de 360 atletas na abertura do Campeonato Brasiliense de Canoa Havaiana
- Festa junina da psiquiatria do Hospital de Base ajuda a reduzir estigmas
- Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população
- Entenda o funcionamento dos alertas enviados aos celulares no DF pela Defesa Civil
- Trabalho da Escs ganha destaque na 4ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação
Na eleição de 2022, Silene também disputou uma vaga na Câmara Legislativa pelo Avante, legenda de Centro-Direita. Na ocasião, recebeu 4.570 votos e ficou na suplência. Agora, volta ao cenário eleitoral com o objetivo de conquistar uma cadeira na CLDF em 2026.
Segundo Silene, a pré-candidatura surgiu das demandas enfrentadas diariamente pelos profissionais da saúde e pela população usuária do SUS.
“Essa ideia surgiu do sofrimento e das batalhas que enfrentamos juntos. Nasceu da dor dos profissionais cansados, adoecidos e desvalorizados… Dos pacientes que clamam por atendimento e por dignidade. É de todos que exigem um SUS de qualidade”, afirmou.
Por Cris Oliveira – Jornalista | Blog da Cris
Especialista em política, políticas públicas, empreendedorismo e cobertura institucional.
