O transporte público segue como um dos pilares da mobilidade urbana no Distrito Federal. Com foco em ampliar o acesso da população ao trabalho, aos serviços e às oportunidades, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), vem expandindo o transporte de vizinhança conhecido como Zebrinha.
Antes restrito ao Plano Piloto, o serviço atualmente atende 17 regiões administrativas e transporta cerca de 20,7 mil pessoas por dia, reforçando a circulação interna nos bairros e a conexão com áreas comerciais, rodoviárias e estações de metrô.
Expansão planejada e demanda crescente
A Semob-DF avalia que a expansão do Zebrinha tem apresentado resultados positivos e estuda novas áreas para receber o serviço já no primeiro semestre do próximo ano. Em Águas Claras, primeira região fora do centro de Brasília a contar com o transporte de vizinhança, o número de viagens foi ampliado e a expectativa é de crescimento contínuo.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, dois critérios são determinantes para a implantação de novas rotas.
“Para implantar uma nova linha, o governo analisa o interesse de deslocamento da população e a existência de demanda suficiente que justifique o investimento, já que parte da tarifa é subsidiada pelo GDF”, explicou.
A passagem do Zebrinha custa R$ 2,70, valor mantido graças ao complemento tarifário pago pelo governo, política que garante ao Distrito Federal uma das tarifas médias mais baixas do Brasil.
Recuperação do transporte público no DF
De acordo com a Semob-DF, a demanda pelo Zebrinha cresceu 26% nos últimos meses, acompanhando a recuperação do transporte público no DF após a pandemia. Brasília foi a primeira capital do país a retomar os níveis anteriores à crise sanitária.
Em 2019, o sistema registrava 359 milhões de viagens por ano. Após a queda durante a pandemia, o volume chegou a 362 milhões em 2024 e a projeção é alcançar quase 390 milhões de viagens em 2025. O avanço é atribuído à renovação da frota — hoje considerada a mais nova do país —, à manutenção das tarifas e ao aumento da confiança dos usuários.
Integração com metrô e tarifa acessível
Atualmente, o Zebrinha opera com 68 veículos. Por serem miniônibus, os modelos precisam ser encomendados especificamente para o serviço, o que exige planejamento prévio para expansão.
O sistema funciona de forma integrada ao transporte coletivo. O usuário paga R$ 2,70 na primeira viagem e complementa até R$ 5,50 caso realize uma segunda ou terceira viagem no mesmo sentido. Para quem utiliza apenas deslocamentos internos dentro do bairro atendido, o valor permanece na tarifa básica.
Águas Claras: experiência pioneira fora do Plano Piloto
Em operação há quase dois anos, a linha 0.008 de Águas Claras foi uma das primeiras a funcionar fora das regiões do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Noroeste. Segundo a Semob-DF, a linha transporta cerca de mil passageiros por dia e atende principalmente moradores de quadras mais distantes das estações de metrô, além de estudantes de escolas e universidades da região.
O motorista Roberto Lopes, que atua na linha há cerca de seis meses, relata aumento significativo no fluxo de passageiros, especialmente nos horários de pico, por volta das 7h.
Usuários aprovam redução do tempo de deslocamento
Moradora do Gama e trabalhadora em Águas Claras, a cuidadora Carla Tavares afirma que o Zebrinha transformou sua rotina. Antes, ela caminhava cerca de 40 minutos após descer do ônibus convencional. “Agora consigo reduzir bastante o percurso. É mais confortável, não é cheio e chego mais rápido ao trabalho”, relata.
A estagiária Sara Gualberto, que utiliza o metrô diariamente, também destaca a praticidade do serviço. “Antes eu ia a pé até a estação. Hoje o Zebrinha passa perto da minha casa e facilita muito, principalmente quando estou atrasada”, conta.
Funcionamento e trajeto
Em Águas Claras, o Zebrinha passa pela administração regional, Arniqueira, Concessionária, Taguatinga Shopping e Universidade Católica de Brasília, em um circuito de aproximadamente uma hora e meia. Os ônibus operam das 6h às 23h, com intervalos fixos de 30 minutos, inclusive nos horários de maior movimento.
Com a expansão do transporte de vizinhança, o GDF reforça a política de mobilidade urbana integrada, priorizando deslocamentos mais curtos, acessíveis e eficientes dentro das regiões administrativas do Distrito Federal.
