Orquestra Filarmônica de Goiás é finalista na categoria Melhor Álbum de Música de Concerto do Prêmio Concerto 2025 (Foto: Rafaella Pessoa)
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) é finalista na categoria Melhor Álbum de Música de Concerto do Prêmio Concerto 2025, promovido pela Revista Concerto, principal publicação brasileira dedicada ao gênero.
O grupo filarmônico, mantido pelo Governo de Goiás, recebeu a indicação pelo projeto “Claudio Santoro”, lançado em novembro deste ano. A escolha do vencedor será feita por um júri especializado e também por voto popular, que segue aberto até 21 de dezembro, no site www.concerto.com.br .
O álbum homenageia Claudio Santoro, considerado pela crítica um dos maiores compositores brasileiros. Sob a regência do maestro Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás interpreta obras escritas nos últimos anos de vida do compositor: Concerto para Viola, Concerto para Orquestra de Câmara, e as Sinfonias nº 13 e nº 14.
As peças destacam a escrita orquestral refinada de Santoro, marcada pela expressividade e pela profundidade emocional.
Grupo filarmônico, mantido pelo Governo de Goiás, recebeu a indicação pelo projeto “Claudio Santoro”, lançado em novembro deste ano (Foto: Rafaella Pessoa)
O álbum integra o projeto “Música do Brasil”, que visa gravar e divulgar a obra do compositor brasileiro, contando com a participação da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Guimarães Rosa o selo Naxos.
“Goiás é referência em música orquestral em nível internacional. A Filarmônica já foi elogiada pela revista inglesa Gramophone, uma das principais do mundo, e lotou as principais salas de concerto do país por onde passou”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
“Ser finalista no prêmio, portanto, não é surpresa. É resultado de um trabalho intenso feito pela nossa orquestra e todos os profissionais que a compõem, para além do investimento feito pelo governo estadual”, observa ressalta o secretário.
Maestro titular e diretor artístico do álbum concorrente, Neil Thomson diz que indicação reforça papel da orquestra no cenário nacional: “Filarmônica de Goiás está firmemente posicionada entre as principais orquestras do país” (Foto: Rafaella Pessoa)
Maestro titular e diretor artístico do álbum concorrente, Neil Thomson diz que a indicação reforça o papel da orquestra no cenário nacional.
“É uma enorme honra para a orquestra ser novamente nomeada. Isso reconhece o talento dos nossos músicos e demonstra, mais uma vez, que a Orquestra Filarmônica de Goiás está firmemente posicionada entre as principais orquestras do país. Goiás pode se orgulhar muito disso”, afirma.
Esta é a segunda indicação da OFG ao prêmio, a primeira ocorreu em 2022, quando venceu na mesma categoria com o álbum Santoro: Sinfonias nº 5 e nº 7.
O Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera celebra anualmente artistas, instituições, concertos, óperas e registros fonográficos de destaque no Brasil. Em 2025, a premiação reúne 21 indicados, distribuídos em sete categorias. Os resultados das votações do júri e do público serão divulgados no início de 2026.
Reconhecida internacionalmente como como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, e é gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett/UFG) desde 2021.