A Administração Regional de Ceilândia intensificou, nesta semana, uma megaoperação de limpeza, manutenção e recuperação de vias em vários trechos da cidade. As ações, conduzidas pela Diretoria de Obras (Dirob) em parceria com Novacap, SLU e GDF Presente, visam preparar a região para o período chuvoso, prevenir alagamentos, combater focos da dengue e melhorar a infraestrutura urbana da maior região administrativa do Distrito Federal.
O administrador regional, Dilson Resende, destacou que o trabalho diário das equipes precisa caminhar junto com a colaboração dos moradores.
“Estamos trabalhando diariamente para manter Ceilândia limpa, segura e preparada para o período de chuvas. Nossas equipes desobstruem bocas de lobo, retiram toneladas de lixo, recuperam vias e cuidam das áreas públicas. Mas é essencial que cada morador faça sua parte e descarte o lixo de forma correta. A cidade só permanece limpa quando há respeito e colaboração de todos”, afirmou.
Drenagem reforçada em áreas críticas
As equipes executaram a limpeza e desobstrução de 20 bocas de lobo em pontos estratégicos para evitar acúmulo de água durante chuvas intensas. As intervenções ocorreram nas avenidas e conjuntos da QNP 15, no Setor P Norte; na QNO 19, na Expansão do Setor O; e na Avenida NM-3, em Ceilândia Norte.
Outros trabalhos incluíram reparos e reposição de tampas de bocas de lobo na QNM 3, na Avenida Leste, em Ceilândia Sul, e na EQNP 6/10, no acesso à Avenida P2, no Setor P Sul. Também houve manutenção em bueiros na Praça do Cidadão, na QNM 18/20, Ceilândia Norte.
Recuperação asfáltica em vários setores
O serviço de tapa-buracos e recapeamento contemplou áreas da QNO 1, QNO 9/11 e QNO 9, no Setor O; Via NM-3 Norte; QNN 16 (estacionamento do ginásio de esportes) e QNM 22, em Ceilândia Norte.
65 toneladas de lixo e entulho retirados
A operação de limpeza urbana alcançou diversos pontos de descarte irregular. Mais de 65 toneladas de entulho e resíduos foram removidas de áreas críticas, como a EQNM 24/26, Avenida Hélio Prates (atendida pelo programa Renova DF) e EQNM 21/23, em Ceilândia Sul.
Houve ainda recolhimento de inservíveis nas regiões Norte e Sul e retirada de galhos nas vias S10 e N2 Sul. No Condomínio Privê, equipes atuaram em uma área pública usada como depósito irregular de lixo, alvo frequente de reclamações devido ao mau cheiro, insetos e risco sanitário.
Moradora do local, Elizabete Pereira Firmino, que trabalha como cobradora no terminal do Setor O, relatou a diferença após a limpeza.
“Aquele espaço parecia um lixão. Sempre atraía muitos insetos e ainda era um perigo enorme por causa do mosquito-da dengue. As equipes limpam com frequência, mas algumas pessoas insistem em jogar lixo de novo. A população precisa colaborar e descartar os resíduos adequadamente. Passo ali todos os dias e vejo como a limpeza faz diferença”, afirmou.
Planejamento contínuo
A Administração Regional reforçou que as ações integram um planejamento permanente voltado para atender as demandas da comunidade e elevar a qualidade urbana da cidade, garantindo mais segurança, bem-estar e infraestrutura adequada aos moradores.
