O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou neste domingo (28) de uma missa na Paróquia São João Bosco, localizada na Praça Padre Roque, no Núcleo Bandeirante. Durante a celebração, o chefe do Executivo destacou o papel essencial das religiões no acolhimento às famílias e reafirmou o respeito e apreço por todas as crenças.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem adotado uma série de medidas voltadas ao reconhecimento e fortalecimento das organizações religiosas. Entre elas está o Programa Igreja Legal, coordenado pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), que já possibilitou a regularização de 554 imóveis de templos e igrejas em diferentes regiões administrativas.
Segundo Ibaneis Rocha, o objetivo do governo é dar segurança jurídica e apoio às comunidades religiosas, valorizando o trabalho social e espiritual realizado por cada uma delas.
Reconhecimento às religiões no DF
Com a regularização dos imóveis, templos e igrejas podem exercer suas atividades de forma mais estruturada, ampliando a atuação no atendimento às comunidades locais. O Igreja Legal é considerado um marco para garantir a inclusão das entidades religiosas na política de ordenamento urbano, ao mesmo tempo em que fortalece o laço de confiança entre poder público e sociedade civil.
O governo ressalta ainda que as ações refletem o compromisso de Brasília com a liberdade de culto e a pluralidade religiosa, consolidando a cidade como exemplo de diversidade e respeito às diferentes manifestações de fé.