Não é incomum que casais estendam a sua jornada juntos para o mercado. No entanto, empreender com o (a) companheiro (a) também traz uma série de desafios. Por isso, separar negócios da vida pessoal e manter o companheirismo mesmo em momentos de crise é um objetivo que precisa ser alcançado para que a dupla tenha sucesso em ambas as esferas.

Exemplos disso são Daniel e Fanny Moral, fundadores e, respectivamente, CEO e COO da Eureka Coworking, uma das principais redes de escritórios compartilhados do Brasil. “Não tivemos uma trajetória fácil: conciliar a criação dos nossos filhos com a expansão da empresa, lidar com pressões e superar problemas como a pandemia exigiu jogo de cintura e muito diálogo”, afirma o primeiro.

Pensando na própria jornada, a dupla compartilhou cinco lições aprendidas para quem deseja empreender a dois de forma saudável e sustentável. Confira:

 

  • Separar funções de forma clara

 

Um dos erros mais comuns entre casais empreendedores é misturar decisões e responsabilidades. Nesse sentido, Fanny destaca que o respeito às individualidades e a clareza na definição de papéis são aspectos fundamentais.

“As áreas de atuação precisam ser delimitadas, sem perder a conexão e a visão estratégica conjunta”, diz a executiva. “Cada parte deve exercer a sua liderança com fluidez, para que tenha autonomia no dia a dia e potencialize as próprias habilidades”, completa.

 

  • Construção de um propósito em comum 

 

Mais do que alinhar objetivos financeiros, empreender em casal exige uma sintonia sobre o que se quer construir a longo prazo — tanto para a empresa quanto para a vida pessoal. Ter clareza sobre isso ajuda a atravessar momentos difíceis com mais resiliência e foco.

No caso de Daniel e Fanny, a motivação veio da vontade de ter mais flexibilidade e tempo com os filhos. “A nossa meta voltada para a qualidade de vida se manteve presente em todas as nossas decisões, sendo um propósito comum que funciona como guia tanto nos desafios quanto nas conquistas”, ressalta o CEO.

 

  • Comunicação transparente

 

Seja para resolver demandas do trabalho ou não deixar de criar momentos de conexão fora do ambiente profissional, estabelecer um diálogo eficiente também é um fator-chave para os casais que empreendem juntos. “Trabalhar com um (a) parceiro (a) pode ser uma jornada incrível se ambos estabelecerem regras claras, garantindo uma comunicação transparente e lidando bem com os conflitos que (com certeza) irão aparecer”, pontua a COO.

 

  • Organização da rotina

 

Para não gerar um acúmulo de tarefas e equilibrar as atividades profissionais e pessoais, estabelecer uma agenda organizada também é indispensável para os casais empreendedores. “A dupla não pode ter medo de priorizar o que é essencial na rotina e saber delegar tarefas com inteligência”, reforça Daniel.

 

  • Não sobrepor o emocional ao racional

 

Por fim, um dos grandes desafios de casais que empreendem juntos é não tomar decisões impulsivas, especialmente em situações delicadas. Nessas ocasiões, o CEO faz a seguinte recomendação:

“Em situações tensas, o melhor a fazer é dar um passo atrás, respirar e retomar a conversa no momento certo, para que o emocional não supere o racional”, conclui o executivo.

Sobre a Eureka Coworking

Fundada em 2014, a Eureka Coworking é uma rede global de escritórios compartilhados e coworking com unidades estrategicamente localizadas em São Paulo, Campinas e Lisboa. Com empresas como, CVC, Pacaembu, Linx e Keyrus em seu portfólio, atua há 10 anos oferecendo soluções que ampliam a eficiência das empresas diminuindo custos e impulsionando a produtividade dos negócios.

Com o compromisso de criar um ambiente de trabalho colaborativo e inspirador, onde todos se sintam parte de uma comunidade conectada, a Eureka oferece soluções flexíveis, que vão desde built suit e escritórios compartilhados à espaço para eventos corporativos.