Ermida Dom Bosco terá programação variada no domingo, dia 30 de agosto

ermida dom bosco

(Brasília, 20 de agosto de 2015) A Secretaria de Turismo de Brasília preparou um dia cheio de atividades em comemoração ao 132º aniversário do sonho-visão de Dom Bosco, na Ermida Dom Bosco, no dia 30 de agosto. A programação inclui Cortejo Náutico e dispositivos flutuantes — como sup’s, pedalinhos e caiaques; competição de regata; encontro náutico; food trucks; música ao vivo e participação da Associação de Pilotos de Ultraleves de Brasília (APUB), com um sobrevoo sobre o Lago Paranoá e a Ermida Dom Bosco.

Para o Secretário de Turismo de Brasília, Jaime Recena, a ocasião é uma excelente oportunidade para os brasilienses aproveitarem a cidade. “A Ermida Dom Bosco é um dos lugares mais bonitos de Brasília e queremos, cada vez mais, oferecer aos moradores a oportunidade de explorar as belezas da capital de forma saudável.”

O padre fundador dos Salesianos teve, em 30 de agosto de 1883, o sonho profético que previa o nascimento de rica e próspera civilização na América do Sul. “Entre os paralelos de 15º e 20º, havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: ‘quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel; será uma riqueza inconcebível’” (tradução: Monteiro Lobato)”.

Entre aqueles que viam no santo uma alusão ao surgimento da nova capital, estava Israel Pinheiro, o primeiro prefeito de Brasília. Dessa forma, Pinheiro determinou que a primeira medida de ferro e a primeira de cimento da capital fossem empregadas na construção de uma ermida em honra ao santo, desenhada por Oscar Niemeyer e erguida exatamente sobre o paralelo 15. Em ato solene no dia 10 de junho de 1962, Dom Bosco foi proclamado segundo patrono de Brasília juntamente com a Virgem de Aparecida.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

9h: saída da Raia Sul de sup’s, pedalinhos, caiaques em direção à Ermida Dom Bosco

10h: saída do barco Andor do Pontão do Lago Sul com a imagem de Dom Bosco, seguido em cortejo por fiéis e simpatizantes

Das 13h às 14h: sobrevoo de ultraleves pela Ermida Dom Bosco

14h30: saída do barco Netuno do Clube AABB com os jurados, em direção à Ermida Dom Bosco

Das 15h às 17h30: grande Encontro Náutico na Ermida Dom Bosco

Das 14h às 18h: apresentação de bandas musicais na Ermida Dom Bosco

18h: encerramento — entrega de brindes aos vencedores do Encontro Náutico nas categorias alegorias/decoração e animação.

(61) 3214-2742 / 3214-2734