O Metrô de Brasília transporta 160 mil usuários por dia de acordo com o METRÔ-DF. São 24 estações divididas em duas linhas. A malha metroviária soma 42 km de extensão, sendo atualmente a segunda maior do país – perde apenas para o sistema São Paulo com 74 km.
As linhas verde e laranja compartilham um trecho inicial de 19 km – entre as estações Central (localizada na rodoviária do Plano Piloto) e Águas Claras – e depois se bifurcam. A partir desse trecho a linha verde segue com mais 14, km de extensão e cobre Águas claras, Taguatinga Centro, Taguatinga Norte e chega até Ceilândia. A linha laranja com mais 8 km de extensão passa por Taguatinga Sul e chega à Samambaia.
Atualmente, o metrô opera de segunda a sábado, das seis da manhã às onze e meia da noite e aos domingos e feriados das sete da manhã às sete da noite. A deputada distrital, Eliana Pedrosa (PSD), propôs através de uma petição que o metrô funcione 24 horas de segunda a sábado e das sete da manhã às dez da noite nos domingos e feriados.
Em entrevista, a este portal, a deputada conta mais sobre o projeto. “Nós estaríamos oferecendo mais conforto e segurança. Isso é fundamental. Porque o povo hoje paga uma carga tributaria altíssima. E essa retribuição daquilo que ele paga seria fazer a verdadeira justiça social. Nós estamos pedindo uma coisa que é básica. Se já tem o trilhos, se você já tem as composições é só contratar um pouco mais de pessoal e fazer funcionar o metrô 24hs. É simples assim, é uma questão de gestão. Se pode gastar 1bilhão e 600 num estádio, não pode tirar um pouquinho pra contratar mais pessoas e colocar esse metrô rodando 24hs. É isso que a gente pede. É vontade política, é definição de prioridades”, afirma Eliana.
Os problemas existem e as falhas no serviço acontecem. Segundo os usuários a ampliação do horário de funcionamento do metrô ajudaria o sistema a funcionar melhor. “Talvez a superlotação diminuísse”, diz a diarista Rosangela Bessa. Já o universitário, Renan Augusto, afirma que “é essencial. As grandes cidades todas o metrô funciona 24 horas. Eu mesmo já cansei de ter que virar a noite na rua por não ter ônibus nem metrô”.
Porém, segundo a assessoria de comunicação da companhia do metropolitano do Distrito Federal, hoje não é possível viabilizar o funcionamento do metrô 24 horas, pois não há estrutura, funcionários e energia elétrica suficiente.
O acadêmico de jornalismo, Otávio Augusto, entrevistou a deputada Eliana Pedrosa que defende o Metrô 24 horas
Fonte: ICESP