20.2 C
Distrito Federal
segunda-feira, 1 junho, 2020

As Quentes da Política do DF

Inquéritos das Fake News Oito deputados ligados ao presidente Bolsonaro são alvo da operação da Polícia Federal que investiga Fake News na internet contra os...
More

    Fundo eleitoral e Reforma da Previdência estão na pauta do Senado

    PEC da Previdência deve cumprir sua última sessão de discussão nesta segunda-feira (16) Agência Senado

    - PUBLICIDADE -



    BRASÍLIA DF – O projeto de lei que altera regras eleitorais (PL 5.029/2019) volta à pauta do Plenário nesta terça-feira (17) para discussão em turno único. O texto, que tramita em regime de urgência, prevê exceções ao limite de gastos de campanhas; estabelece itens nos quais podem ser usados recursos do Fundo Partidário; define critérios para análise de inelegibilidade; e autoriza o retorno da propaganda partidária semestral. Um dos pontos mais polêmicos é a brecha para que seja aumentado o montante do chamado Fundo Eleitoral, que financia as campanhas políticas.

    Na última sessão deliberativa, no dia 11, senadores de vários partidos reclamaram do pouco tempo disponível para analisar o projeto, entraram em obstrução e a votação foi cancelada. Os líderes partidários chegaram a um acordo segundo o qual o texto seria analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pela manhã, antes de ser novamente discutido em Plenário.

    Para valer nas eleições municipais de 2020, as alterações precisam ser publicadas até um ano antes do pleito, ou seja, até o começo de outubro deste ano.

    Reforma da Previdência

    A reforma da Previdência (PEC 6/2019) e a PEC Paralela (PEC 133/2019) passarão pela quinta sessão de discussão em primeiro turno no Plenário do Senado.

    A PEC 6/2019 deve cumprir a sua última sessão de discussão nesta segunda-feira (16) e voltar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a análise das emendas, só depois será votada no Plenário. Em acordo de líderes partidários, ficou estabelecido que a votação do texto principal da reforma será no próximo dia 24, atendidos todos os prazos regimentais.

    Já a PEC Paralela, proposta que traz outras sugestões de alterações na Previdência como a inclusão de estados e municípios, será discutida na quarta-feira (18).

    A ideia é que a PEC principal não seja mais alterada. Caso ela seja aprovada pelo Senado, já poderá ser transformada em emenda constitucional. A PEC paralela ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.

    Mobilidade

    Também está prevista na pauta a quinta discussão em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição que inclui a mobilidade e a acessibilidade entre os direitos e garantias fundamentais (PEC 19/2014)

    De acordo com o senador Paulo Paim (PT-RS), primeiro signatário da proposta, embora a lei e os tratados internacionais dos quais o Brasil é parte deixem implícito o direito de locomoção, não há no texto constitucional uma menção explícita ao direito de mobilidade e acessibilidade.

    Para ser aprovada no Senado, uma PEC precisa passar por cinco sessões de discussão antes de ser votada em primeiro turno. Depois, são necessárias mais três sessões desse tipo antes da votação em segundo turno. Em ambos os turnos, pelo menos 49 senadores devem votar favoravelmente para que a proposta siga para a análise da Câmara dos Deputados.

    Comentários

    - PUBLICIDADE -

    Notícias Relacionadas

    - PUBLICIDADE -

    Últimas Notícias

    Homem joga mochila recheada de maconha no telhado para fugir da PMDF

    Um homem foi preso suspeito de tráfico de drogas após abordagem da ROTAM - PMDF no conjunto B2 da QNM 42 de Taguatinga, por...

    PMDF intensifica policiamento e fiscalização em ônibus de transporte urbanos

    Grupo Tático Operacional Rodoviário (TOR) realizou neste domingo, a partir das 21h30, no Posto Policial do 3º Batalhão de Trânsito em Samambaia abordagens aos...

    Suspeitos são detidos com três espingardas e 11 pássaros abatidos

    Dois homens foram detidos pelos policiais militares do Grupo Tático Operacional do 16º Batalhão (Gtop 36) suspeitos de porte ilegal de arma de fogo,...

    PMDF prende ladrões e traficantes no Recanto

    Policiais militares da equipe de ROTAM prenderam 04 pessoas por roubo, posse de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e moeda falsa na Quadra...

    PMDF prende foragido em Sobradinho

    Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 13º Batalhão (Gtop 33) prenderam um homem com mandado de prisão em aberto, às 19h10 deste domingo...