Sócias e amigas, Claudia Consalter e Ana Lúcia Massi são diretoras da OrthoDontic, maior rede de clínicas de ortodontia do país, com mais de 350 unidades. As duas tem outra coisa em comum: a maternidade. A dupla conta que mesmo com os desafios diários, é possível sim realizar o sonho de ser mãe e ter sucesso nos negócios.

Claudia é mãe de gêmeos. Já Ana Lúcia, também tem dois filhos. A marca faturou R$ 450 milhões em 2023 e integra o Grupo OdontoCompany, a maior rede de odontologia do mundo, com cerca de 2000 unidades, que faz também parte da SMZTO Holding de Franquias.

“Minha família sempre me incentivou a trabalhar para ser independente. Uma profissional feliz se torna uma mãe ainda melhor”, afirma Claudia. Para as amigas, o equilíbrio entre empreendedorismo e maternidade é possível com muito planejamento. As empreendedoras explicam que quando tiveram seus filhos, a rotina delas mudou muito, mas, ao mesmo tempo, aprenderam bastante durante esse período.

Rede de apoio

É fundamental contar com o suporte do companheiro e da família para as mães que desejam empreender. Um dos principais desafios das empreendedoras é decidir com quem deixar seus filhos quando saem para trabalhar. Neste contexto, as alternativas podem variar de acordo com a realidade de cada mulher, desde parentes, a escolas e babás, que são opções mais viáveis.

“Como empreendedora, eu tive que voltar a trabalhar em poucos meses. Felizmente, eu tinha uma rede de apoio formada pelos meus familiares que me ajudavam a cuidar das crianças”, explica Ana Lúcia.

A quebra de paradigmas

Para a diretora executiva, ser mãe não significa abrir mão da carreira e do sucesso profissional, muito pelo contrário: “em alguns casos, as mulheres param de trabalhar após ficarem grávidas. Mas com o tempo, acabam sentindo falta da rotina de trabalho e querem voltar. Nesse retorno, elas estão muito mais resilientes e se sentem capazes de realizar coisas grandes. Voltam muito mais encorajadas e destemidas”, pontua Claudia.

Segundo a empresária, existem também alguns julgamentos com relação a mães que decidem retornar ao trabalho: “percebo que é uma questão cultural. Em minha experiência, por exemplo, senti que as pessoas achavam estranho quando eu deixava meus filhos na escola o dia inteiro para cuidar da empresa”, relata.

Claudia também relata que quebrar paradigmas não é uma tarefa fácil. “Eu penso que uma das formas de mudarmos essa realidade é termos mais mulheres trabalhando, sendo mães ou não, assim elas podem inspirar outras profissionais. A OrthoDontic se tornou uma ótima oportunidade para os profissionais ganharem cada vez mais espaço no mercado. Na nossa rede, 80% do quadro de colaboradores é formado por mulheres e na Franqueadora, 77% dos gestores das áreas são mulheres e todas elas são mães” afirma a empreendedora.

Lições em casa e no trabalho

Ser mãe e empreendedora tem muita coisa em comum. As duas funções precisam otimizar bem o tempo e aprender a lidar com os obstáculos que surgem no caminho. Além disso, os profissionais podem tirar boas lições do seu dia a dia no trabalho para usá-las em seu momento com os filhos: “assim como em minha empresa, em que preciso estabelecer limites com os meus franqueados, eu também tenho que estipular limites com os meus filhos”, segundo Claudia.

Tempo de qualidade

Separar a vida profissional e familiar é outra dica importante para ter equilíbrio. Quando está em casa, Ana nunca fala de trabalho. A empreendedora é casada com Fernando Massi, sócio diretor da OrthoDontic. Ela diz que é um desafio deixar os assuntos do negócio de fora, mas é possível. “Este equilíbrio é necessário para que tanto o tempo que passo no trabalho quanto os momentos que dedico aos meus filhos, a minha família, sejam de qualidade”, afirma.

Sobre a OrthoDontic

A OrthoDontic é a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, com mais de 350 unidades espalhadas por todo o país e somam mais de sete milhões de pessoas atendidas. A rede foi fundada em 2002 por cinco amigos recém-formados no curso de odontologia da Universidade Estadual de Londrina, que buscavam ir além de seus consultórios particulares para tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos. Em 2004, encontrou no sistema de Franchising a melhor alternativa para expandir a marca por todo o Brasil. Desde então, a marca coleciona prêmios e reconhecimentos que atestam seu sucesso. Conquistou por várias vezes consecutivas o selo de Excelência em Franchising, pela ABF (2024 – 2012) e se tornou a primeira marca de odontologia do mundo a ser case de sucesso do Facebook, do grupo Meta. Há um ano, a OrthoDontic se juntou ao grupo OdontoCompany, que tem mais de duas mil unidades espalhadas pelo país, é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo e integra a SMZTO Holding de Franquias.