Um dos eventos mais tradicionais do audiovisual brasileiro, o 51º Festival de Cinema de Gramado contou com a presença do Ministério da Cultura (MinC), também no sábado (19), encerramento da festa do cinema brasileiro. O secretario-executivo da Pasta, Márcio Tavares, entregou os prêmios para atriz e ator coadjuvantes. Quem faturou os Kikitos (troféus) foram artistas do longa metragem Mussum, O Filmis: Neusa Borges e Yuri Marçal.
“Queremos que o audiovisual nacional possa crescer cada vez mais, gerando emprego, renda, mas, sobretudo, gerando histórias que toquem a vida das pessoas. Audiovisual também é parte fundamental da nossa identidade. Viva o Festival de Cinema de Gramado. Viva o cinema brasileiro”, celebrou Márcio.
O representante do MinC em Gramado também ressaltou ser a Pasta um dos grandes apoiadores do festival, com foco na reconstituição de eventos para a valorização e promoção do setor.
“Os investimentos esse ano são os maiores da nossa história, para produção, exibição, circulação da produção nacional. Foram muitos anos de descaso e, agora, nós retomamos com muita força essas políticas”, pontuou.
Márcio ainda destacou planos do MinC para fortalecer o audiovisual brasileiro. “Nós também estamos trabalhando no Parlamento. A ministra Margareth Menezes, toda nossa equipe na área de audiovisual, estamos empenhados para que nós tenhamos a aprovação da cota de tela do cinema, da tevê paga, que são extremamente importantes. E pela aprovação da regulamentação do VOD [Vídeo On Demand], que é o futuro do audiovisual brasileiro”.
O retorno do MinC e as políticas públicas em desenvolvimento e planejadas para o setor cultural como um todo, sob a chefia de Margareth Menezes, foram lembradas por diversos atores da área audiovisual que discursaram no evento.
Conheça todos vencedores do Festival aqui.
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Fonte: Ministério da Cultura