Por Ricardo Antunes

Jovem, leal, articulado e preparado, o deputado federal João Roma Neto, tem um histórico de respeito e credibilidade na política nacional. Herdeiro de um legado familiar político em Pernambuco, traz no sangue a honestidade e o trabalho e o compromisso com o povo.

O “veto” e a “pressão” que o ex-prefeito ACM Neto está fazendo para que o deputado federal, João Roma (Republicanos), não assuma o comando do ministério da Cidadania já causa desconforto no próprio DEM.
Pelo menos três lideranças ouvidas pelo blog de Ricardo Antunes, sob pedido de anonimato, confirmaram que a posição do ex-prefeito de Salvador não tem o apoio do partido.
Eles citam que jamais João Roma pode ser pichado como “traidor”, porque além de ter “luz própria”, o deputado sempre foi fiel aliado de ACM Neto. “O ex-prefeito está confundindo as coisas por uma questão pessoal com Rodrigo Maia e escolheu o deputado para ser o Cristo. É um comportamento egoísta e sem o menor sentido”, disse um interlocutor.
Foi lembrado ainda que foi o próprio ACM Neto quem pediu para o deputado ir para os Republicanos para disputar seu primeiro mandato de deputado federal.

Habilidoso, João Roma, não nega que deve sua carreira política ao presidente nacional do DEM, mas também não se pode negar, de acordo com o mesmo interlocutor, que o deputado ganhou prestígio e força pelo seu trabalho e pela lealdade que tem ao seu partido.

“O próprio Marcos Pereira avalizou seu nome e o presidente Bolsonaro também deixou claro que gostaria dele no ministério. Fazer ilações impróprias para prejudicar o deputado é um desserviço ao país”, afirmou.

Além do desconforto no DEM, o mesmo sentimento tem sido registrado entre os Republicanos. Muita gente não está satisfeita com a “interferência política” que ACM Neto vem tentando fazer com o “veto” ao nome de João Roma.
Hoje, em entrevista ao jornal A Tarde da Bahia, o novo prefeito de Salvador, Bruno Reis tratou de separar as coisas:
“João Roma é um parceiro, amigo nosso e faz parte do nosso grupo político sendo um dos deputados mais importantes para este grupo. Agora, João Roma não é um deputado do DEM. Ele é filiado ao Republicanos e se vier se confirmar como ministro, o que é importante e bom para Salvador e a Bahia, nada tem a ver com o ex-prefeito ACM Neto nem com o DEM. O DEM sempre disse que não iria e não queria indicar cargos no governo”, afirmou Bruno.
Resumindo: Se essa era a preocupação de ACM Neto, ela não existe mais. Indicado pelo seu partido, o Republicanos, ele deverá ser nomeado nos próximos dias. Na pasta, o deputado baiano terá a gerência de importantes programas de governo como o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.