Conhecido como PDV, o ponto de venda é fundamental para a atração de clientes e o aumento do ticket médio de qualquer empreendimento. Na prática, trata-se do local utilizado pela marca para apresentar os produtos ou serviços ao consumidor. Segundo o estudo Kantar Brand Footprint 2023, os consumidores adquirem menos itens, mas vão com maior frequência aos PDV’s. Diante dessa realidade, a Take, startup que atua na operação de smart vending coolers alcoólicos e não alcoólicos, passou a investir em uma entrega diferencial para a base de licenciados: a garantia do ponto comercial.

“A definição de um ponto de venda é uma tarefa burocrática e morosa na agenda do empreendedor, mas que precisa ser feita de uma maneira estratégica, visto que pode trazer retornos incríveis para o negócio. Dessa forma, lançamos a iniciativa de contribuir com esse olhar no processo de prospecção de locais comerciais dos nossos licenciados”, diz Aline Victal, coordenadora de captação de PDVs da Take.

A startup atua sob o modelo de negócio de licenciamento por meio da disponibilização de geladeiras inteligentes capazes de identificar de forma automática as bebidas retiradas pelos consumidores de complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a finalização da compra. Atualmente, tem uma abrangência nacional com uma média de 350 licenciados.

Como funciona

Uma vez que o licenciado tenha o perfil que a startup procura, atue em uma cidade com mais de 100 mil habitantes e o contrato de licença for assinado, a equipe responsável começa com a captação ativa e pesquisas de mercado. O PDV deve ser direcionado ao empreendedor até a data de retirada dos coolers. “Tanto para novos licenciados quanto para os mais antigos, a negociação com os pontos garantidos já surtiu efeito em 100% dos casos”, explica Aline.

Quanto ao perfil do estabelecimento, a Take leva em consideração questões como quantidade de moradores (em caso de condomínios) ou colaboradores (em caso de empresas) e fluxo de pessoas. “Nessa etapa, é importante também entender o perfil do consumidor para saber se a melhor opção para aquele local será a disponibilização de um cooler alcoólico ou não alcoólico, se terá espaço coberto para a proteção das geladeiras, a voltagem do ponto de energia elétrica disponível, além de uma boa cobertura de operadora de telefonia. São esses elementos que garantem a segurança e a boa performance das vendas dos produtos”, pontua a coordenadora.

Take 

É uma empresa de tecnologia de ponta e inteligência artificial, que nasceu como uma startup, que une hiperconveniência ao disponibilizar uma smart vending cooler, como são conhecidas as geladeiras que comportam até 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas e outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas, em condomínios, clubes e estabelecimentos ao redor do Brasil. É também o primeiro modelo no Brasil a operar com inteligência artificial que, por meio de reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada e a cobrança é feita automaticamente no cartão de crédito cadastrado no app. Atualmente tem presença nacional com mais de 3.000 coolers inteligentes espalhados em todos os estados do país, operados por mais de 350 licenciados. Saiba mais aqui.