O ministro das Cidades, Jader Filho, reafirmou nesta terça-feira (21) que o saneamento básico e o transporte público estão entre as principais prioridades do Governo Federal dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Coordenado pela pasta, o programa destina mais de R$ 60 bilhões para tratamento de esgoto, abastecimento de água e mobilidade urbana em todo o país.
“Precisamos investir cada vez mais em tratamento de esgoto e abastecimento de água. Fizemos a seleção do Novo PAC exatamente para garantir obras que levem água de qualidade, infraestrutura e mobilidade às cidades brasileiras”, afirmou Jader Filho, durante participação no programa Bom Dia, Ministro.
O ministro destacou que os investimentos têm como meta reduzir desigualdades regionais e garantir que o desenvolvimento urbano venha acompanhado de qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão. Segundo ele, a ampliação do acesso à água potável e ao saneamento adequado é essencial para melhorar indicadores de saúde, habitação e produtividade em todo o país.
Transporte público: tarifa justa e qualidade no serviço
Outro ponto abordado pelo ministro foi a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a equipe econômica avalie a viabilidade de custear as passagens do transporte público urbano.
Jader Filho ressaltou que a discussão deve considerar a realidade fiscal de estados e municípios, mas também o impacto direto do transporte no orçamento das famílias brasileiras.
“Independentemente da solução final, precisamos falar sobre a qualidade do transporte público no Brasil e garantir uma tarifa que caiba no bolso das famílias”, afirmou o ministro.
Para Jader, o debate sobre o financiamento do transporte público deve envolver os três níveis de governo — União, estados e municípios — de forma a buscar soluções sustentáveis, que unam acesso, qualidade e preço justo.
“É uma discussão que precisa ser feita caso a caso, mas o ponto central é garantir que o trabalhador chegue ao seu destino com segurança, conforto e pagando um valor justo”, concluiu.
Participação nacional
O programa Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A edição desta terça-feira contou com a participação da Rádio Nacional Brasília, Amazônia e Alto Solimões, além de veículos regionais como o Portal Diário do Pará Online (Belém/PA), Rádio Antena 1 (Salvador/BA), Rádio Guaíba (Porto Alegre/RS), Rádio Grande Rio AM (Petrolina/PE), Rádio Liga FM (Manaus/AM), Portal O Fator (Belo Horizonte/MG) e Rádio TV Metropolitana (Piracicaba/SP).