Na tarde desta segunda-feira (22), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deu início ao III Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas, Nível Misto (COARP/2024) em uma cerimônia realizada no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no Setor Policial Sul.

A aula inaugural foi ministrada pelo Major Rafael Branquinho, Subcomandante do Batalhão de Policiamento Rural. Esta edição do curso estará a cargo do Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp), que pretende capacitar policiais militares para operar drones nas mais variadas situações – como monitorar acidentes, auxiliar no planejamento de captura de fugitivos, além de fiscalizar o tráfego em áreas de difícil acesso.

O curso que se inicia hoje, com a presente aula inaugural, está programado para encerrar suas atividades dia 02 de agosto de 2024, combinando teoria e prática para oferecer aos participantes as habilidades necessárias para operarem aeronaves remotamente nas ações da Corporação. O COARP/2024 contará ao todo com 28 policiais militares, incluindo 2 mulheres, e mais 2 outras vagas para outras instituições, preenchidas por agentes socioeducativos da Secretaria de Justiça.

Palavras de incentivo e motivação foram proferidas pelo Coronel Wesley, chefe do Departamento de Operações (DOP), e pelo Tenente Coronel Fernando, do Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP); ambos entregam uma placa homenageando o Major Rafael Branquinho. O evento teve ainda a ilustre presença do Comandante do 6° CPR, Coronel Escobar, do Comandante da ROTAM, Tenente Coronel Ximenes, e ainda do Chefe da Sessão de RPAs da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o Senhor Márcio Lobos.

A PMDF parabeniza todos os inscritos no COARP/2024 e reitera seu compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus quadros, visando sempre oferecer um serviço de excelência à sociedade brasiliense.

 

Fonte: PMDF