Na manhã desta segunda-feira (16), a comandante geral da PolÃcia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Ana Paula Barros Habka, marcou presença na Inauguração do Comitê de Proteção à Mulher na Estrutural. O evento, realizado na sede da Administração Regional da Cidade, contou também com a participação da vice-governadora, Celina Leão, da Deputada Distrital Doutora Jane, da Secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira e de autoridades civis e Militares.
O Comitê de Proteção à Mulher tem como foco central o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, oferecendo um espaço de acolhimento e orientação. A unidade foi criada para promover os direitos das mulheres, garantindo que aquelas cujos direitos estejam ameaçados ou violados recebam suporte adequado e tenham seus casos acompanhados.
Com uma equipe de profissionais capacitados, o comitê está preparado para prestar atendimento tanto à s vÃtimas quanto aos familiares e pessoas que desejem denunciar situações de violência. Além de oferecer apoio psicológico e jurÃdico, a nova instalação desempenhará um papel fundamental ao fazer a ponte entre as mulheres em situação de vulnerabilidade e os programas sociais e de proteção já existentes, gerenciados pela Secretaria da Mulher.
Um dos principais objetivos do comitê é incentivar a denúncia de casos de violência, um passo considerado crucial para interromper o ciclo de agressões e prevenir novos casos de feminicÃdio. As denúncias registradas serão encaminhadas à s autoridades policiais, assegurando uma resposta rápida e eficiente diante das situações de risco. Além disso, o comitê será responsável por observar as vulnerabilidades enfrentadas pelas mulheres e garantir que as providências necessárias sejam tomadas.
A criação dos comitês de proteção à mulher foi instituÃda pela Lei nº 7.266/2023, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, que prevê a instalação de uma unidade em cada região administrativa do Distrito Federal. Essa iniciativa representa um avanço no enfrentamento à violência contra a mulher, proporcionando maior segurança e apoio para aquelas que enfrentam situações de risco.
Centro de Comunicação Social da PMDF
Fonte: PMDF