Policiais militares integrantes do Grupamento de Operações do Cerrado (GOC – BPMA), em continuidade às operações de combate aos crimes ambientais e a criação irregular de animais da fauna silvestre, faziam patrulhamento na região de Samambaia quando por volta de 16 horas de hoje (14), lavraram dois termos circunstanciado por crime ambiental de criação irregular de aves da fauna silvestre (art 29 da Lei 9.605/98). os policiais viram as gaiolas na varanda de uma residência.

A operação resultou na apreensão de 11 pássaros silvestres, incluindo um exemplar de Pintassilgo-da-Venezuela, espécie rara e ameaçada de extinção, classificada no apêndice I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, ou Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção no Brasil), e cuja multa inicial é de R$5,000.00. As aves, que aparentam bom estado físico, serão encaminhados ao CETAS/IBAMA para posterior reintegração ao ambiente natural e os autores serão chamados a responder judicialmente pela criação irregular.

Foram apreendidos 06 Baiano, um Colerinho, dois Golinhos, um Pintassilgo, um Pintassilgo da Venezuela, sete gaiolas e um alçapão para captura de aves.