Valquíria Cunha, Detran-DF
O Departamento de Transito do DF (Detran-DF) realizou uma série de operações de fiscalização no final de semana. Com objetivo de retirar de circulação os veículos com altos débitos e os infratores contumazes das vias do DF, na noite de sexta-feira (15) o Departamento realizou a Operação Cartas Marcadas.
As equipes atuaram na Região Administrativa de São Sebastião e flagraram um veículo Fiat Strada, placa do Distrito Federal, que é alvo de processo judicial e possui mandado de busca e apreensão em aberto. O veículo possui um débito de R$ 69.276,09, sendo R$ 64.342,69 referente a 361 multas. Além disso, a condutora não é habilitada e o proprietário do carro está com o direito de dirigir suspenso desde 2017. O veículo foi removido para o depósito.
Blitz no Sudoeste
No sábado (16), foi montado um ponto de bloqueio na altura da quadra 105, do setor Sudoeste. Durante a ação, os agentes flagraram 11 condutores dirigindo alcoolizados, um com a CNH vencida, um com a CNH suspensa e realizaram seis remoções.
Operação Sossego
De sexta até a manhã de segunda-feira (18), o Detran realizou também, diversas ações da Operação Sossego, que tem o objetivo de fiscalizar motos com escapamento irregular. Dessa vez, as equipes atuaram no Guará, Riacho Fundo I e Ceilândia.
Ao todo, 151 motociclistas foram abordados. Destes, 22 estavam conduzindo as motos com os escapamentos irregulares, nove eram inabilitados, três estavam alcoolizados, três estavam com as habilitações vencidas e um com a CNH suspensa. Outros 41 foram autuados por motivos diversos e 17 veículos foram removidos para os depósitos.
O Detran contou com o apoio da Polícia Militar para realizar as ações.
Operação 5º Mandamento
Durante a ação realizada no fim de semana no Sol Nascente, o Detran-DF realizou 42 abordagens, resultando em sete flagrantes de alcoolemia ao volante, cinco inabilitados, um condutor com a CNH vencida e um conduzindo moto com escapamento irregular. Outros oito foram autuados por motivos diversos e três veículos removidos para o depósito.
Com foco na redução de crimes violentos contra a vida, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) realiza, desde agosto de 2020, a Operação 5º Mandamento. Sob a coordenação da pasta, a operação integrada reúne as forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (DETRAN-DF) e Corpo de Bombeiros (CBMDF) – e outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).
Fonte: SSP/DF