O Hospital Estadual de Formosa (HEF) realizou, por meio de convênio firmado com laboratório do próprio município do Entorno do Distrito Federal, 2.295 tomografias computadorizadas em 2021. Só nas três primeiras semanas de janeiro, a unidade do Governo de Goiás efetuou 313 exames – número que já ultrapassa o total de dezembro, com 252 diagnósticos, em cerca de 25%.
Em virtude da demanda, para 2022, o hospital fechou parceria com mais uma clínica de Formosa para que os pacientes contem com maior número de exames disponíveis. O principal objetivo do novo convênio é oferecer aos moradores da região qualidade em diagnóstico por imagens, além de precisão e rapidez nos resultados dos exames.
A tomografia computadorizada é um procedimento indispensável para a resolução de muitos quadros clínicos. É por meio desse exame que a equipe médica descobre, por exemplo, tumores, lesões ou fraturas. “No HEF, a realização da tomografia inclui o transporte dos pacientes. Também oferecemos o acompanhamento das nossas equipes assistenciais para garantir total segurança e apoio durante todo o traslado”, afirmou Vânia Fernandes, diretora do HEF.
Tomografia detalhada
Durante a pandemia da Covid-19, o exame ganhou ainda mais evidência, e os moradores que precisaram do serviço foram acolhidos pelo HEF. A tomografia computadorizada é capaz de analisar minuciosamente diferentes partes do corpo com riqueza de detalhes. Entre os órgãos avaliados estão os pulmões, uma das estruturas mais afetadas pela doença.
Contudo, o diagnóstico preciso do exame de tomografia pode revelar doenças em estágios iniciais e, com isso, aumentar as chances de cura do paciente. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs), aneurismas, edemas cerebrais, derrame pleural, hemorragias e pequenos nódulos são detectados com a realização de teste.
Trata-se de equipamento altamente eficiente e seguro, e os procedimentos têm duração média de dez minutos. Em casos de urgência e emergência, os resultados ficam prontos em até duas horas.
“O objetivo do HEF em ampliar a oferta de um exame indispensável como a tomografia computadoriza é contemplar ainda mais pessoas de Formosa e região, que até então não contava com esse tipo de serviço na rede pública”, explica Felipe Uchôa, diretor técnico da unidade.
Fonte: Portal Goiás