Foi realizada nesta terça-feira (16/9), na sede da Metrobus, em Goiânia, a reunião de abertura do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Social, Ambiental e Jurídico-Legal (EVTESAL) para implantação de infraestrutura de transporte de passageiros de média-alta capacidade entre Luziânia (GO) e a Região Administrativa de Santa Maria (DF). O projeto integra a lista de obras prioritárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e será conduzido pelo Laboratório de Transportes (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O secretário do Entorno do DF em Goiás, Pábio Mossoró, ressaltou o caráter histórico da iniciativa. “Moro na região há mais de 40 anos, e sempre ouvimos sobre as dificuldades desse transporte. Hoje, o nosso governador Ronaldo Caiado dá o pontapé inicial. Quero me colocar à disposição, junto com a equipe do Governo de Goiás e a universidade, para que esse sonho se torne realidade”, afirmou.

O encontro, conduzido pelo LabTrans/UFSC, apresentou o escopo do estudo, a metodologia e o cronograma de entregas, além de abrir espaço para discussão técnica sobre alternativas de traçado, terminais e integração do futuro sistema. A consultoria foi contratada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG) de Goiás.

De acordo com Victor Caldeira, especialista do LabTrans, o levantamento é também requisito legal para viabilizar futuros financiamentos. “Esse estudo é um mapa necessário para estruturar projetos e obras que vão melhorar o transporte público entre o Entorno e o Distrito Federal. A partir dele será possível licitar projetos e iniciar obras que reduzam o tempo de deslocamento da população”, explicou.

Também participaram da reunião o subsecretário de Transportes e Mobilidade da SGG, Miguel Pricinote, e sua equipe, além de representantes de Valparaíso, Luziânia, Águas Lindas, Novo Gama, Cristalina e Formosa. Para Pricinote, a iniciativa marca um avanço regional. “De forma integrada, vamos construir um novo sistema. Tenho certeza que será o maior sistema de transporte público do Brasil, não só por estar na capital federal, mas porque envolve dois entes federativos, o Distrito Federal e o Estado, além de 11 municípios”, disse.

O EVTESAL será executado pelo LabTrans/UFSC em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). A equipe responsável é formada por Allan Diego Bockor, Victor Caldeira, Fernando de Melo e Flávia Pureza.

Próximas etapas

O estudo prevê pesquisas de campo para mapear hábitos de deslocamento. “Por ser uma região muito dinâmica, com crescimento acelerado, precisamos de pesquisas em campo. Isso inclui coleta de dados por telefonia móvel e entrevistas com os usuários para compreender como e por que eles se deslocam, quais modos utilizam, e assim dimensionar a melhor solução de transporte”, detalhou Caldeira.

O cronograma contempla levantamento de dados, definição de traçado, estudo de demanda e integração com os sistemas já existentes. Os resultados devem ser apresentados em 2026 e vão indicar a solução de transporte mais adequada para a região.