O período seco já provoca reflexos preocupantes no Entorno. Desde o início do ano, o 4º Comando Regional Bombeiro Militar registrou 375 ocorrências de incêndios, sendo 316 somente entre junho e agosto. A unidade atende as cidades de Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama e Cristalina. O aumento coincide com o fim das chuvas e a chegada do clima mais seco.
Para conter os incêndios, o Governo de Goiás colocou em operação o Cerrado Vivo 2025, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Em todo o Estado, a iniciativa mantém equipes e viaturas de prontidão 24 horas por dia em sete Unidades de Conservação em Goiás. O secretário do Entorno do DF, Pábio Mossoró, reforça que o sucesso das ações depende do apoio popular. “Evitar, denunciar e combater os incêndios é cuidar da própria saúde”, enfatizou.
O Major Fernando Nascimento, do 4º Comando Regional Bombeiro Militar, explica que os níveis de resposta vão ampliando de acordo com a magnitude das ocorrências, mas que a prevenção é sempre o melhor caminho. “Não existe medida que garanta proteção total contra um incêndio vizinho. Por isso, ao perceber qualquer foco de fogo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 e mantenha distância da fumaça, que é prejudicial à saúde, especialmente de crianças e idosos”, orientou.
O Comando Regional do Entorno conta atualmente com sete viaturas especializadas, com equipamentos voltados ao combate a incêndios em vegetação e um efetivo de 229 militares.
Clima seco aumenta riscos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (13/08), alerta laranja para Goiás, Distrito Federal e outros estados do Centro-Oeste e Sudeste. A previsão indica queda da umidade relativa do ar para níveis entre 12% e 20%, muito abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%. Além dos riscos à saúde, esse cenário favorece a propagação de queimadas.
Pábio Mossoró reforça que a prevenção começa com atitudes simples. “Com o clima seco e o calor, qualquer descuido pode provocar um incêndio. É fundamental evitar queimadas, não jogar bitucas de cigarro na vegetação e denunciar qualquer foco de fogo. Essa união entre governo e comunidade é essencial para proteger vidas e o nosso Cerrado”, afirmou.
Os especialistas orientam a população a beber bastante água, evitar exposição ao sol e atividades físicas nas horas mais quentes, umidificar ambientes e hidratar a pele.
Ações integradas
A Secretaria do Entorno do DF segue alinhada às ações do Governo de Goiás e do CBMGO, apoiando as cidades da região e ajudando na divulgação de orientações preventivas. Em caso de incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.