Foi realizada nesta terça-feira (20), a primeira reunião para tratar do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (PDRS/DF). Participaram da elaboração do Plano 21, instituições do poder público e representantes dos produtores.
O PDRS será coordenado pela Secretaria de Agricultura e vai construir estratégias de união de esforços para planejar o setor agropecuário do DF, no período dos próximos 20 anos. A ideia é estabelecer eixos de desenvolvimento sustentável da agropecuária local, oferecendo condições para que a população do campo planeje suas atividades.
“Estou muito confiante que deixaremos para o Governo do Distrito Federal um projeto confiável”
Candido Teles, secretário de Agricultura
Longo prazo
O secretário de Agricultura, Candido Teles, ressaltou que esse é um projeto de longo prazo e que precisa do envolvimento de todos. “A Seagri não é a dona do projeto, nós apenas estamos coordenando, ele é de todos nós. Vamos apresentar algo muito bom que irá trazer segurança para o homem do campo. Estou muito confiante que deixaremos para o Governo do Distrito Federal um projeto confiável”, afirmou.
Segundo o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, a Secretaria deu mais um passo importante rumo a construção do PDRS. “Participam dessa articulação 21, instituições do Governo do Distrito Federal, do Governo Federal e organizações dos agricultores, liderados pela Secretaria da Agricultura. Nessa reunião, nós começamos a construção das estratégias, das diretrizes que esse plano vai ter, ouvindo sempre as instituições e a sociedade”, explicou.
O presidente da Federação da Agricultura do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro, colocou a equipe da entidade à disposição para ajudar no que for preciso. “Temos que fazer um plano de Estado e não de Governo”, ressaltou.
Leia também
Durante a reunião, foi apresentado aos participantes, o projeto que prevê como será trabalhada a implementação do plano, juntamente com o calendário das reuniões. O objetivo é que, com a colaboração de todos, o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal possa ser entregue nas mãos do governador Ibaneis Rocha no início de agosto.
*Com informações da Secretaria de Agricultura
Fonte: Agência Brasília