Programação começa às 8h, com esporte, educação ambiental cuidados com a saúde

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, OSTNCS, é uma das grandes atrações deste sábado, dia 28, no Parque Ecológico de Águas Claras, onde ocorre, durante todo o dia, a segunda edição do projeto Parque Cultural, uma iniciativa do IBRAM, Secretarias do Meio Ambiente e de Cultura e, com o apoio de vários parceiros do GDF e da sociedade civil em homenagem aos moradores da cidade. Dezenas de atividades esportivas e culturais, oficinas de educação ambiental, gastronomia, além de mostras e exposições estão na programação (veja em anexo). O Parque Cultural, sempre com apresentações da OSTNCS, se estenderá também a outros parques do DF. O próximo será o do Guará, em 19 e maio.

O dia será todo de festa e eventos gratuitos para crianças, jovens e adultos.  Começa às 8h com uma apresentação da banda de música da Banda dos Fuzileiros Navais do 7º Distrito Naval da Marinha saudando o verde e a vida. Depois haverá mostra do Teatro Lobo Guará, da Polícia Ambiental, e apresentação do Coral da Uniplan. A universidade, instalada ao lado do Parque, também participa do evento com várias tendas de atendimento. Alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Estética, Pedagogia e Farmácia farão ações de prevenção e promoção da saúde, aferição de pressão arterial e riscos de diabetes, avaliação física, cuidados com o corpo, massagens e oficinas gratuitas de maquiagem e beleza. 

Vá a pé, de bicicleta, leve seu corpo, seu copo e produza menos lixo

Logo cedo também começam as atividades esportivas, com caminhadas, aulas coletivas de fitdance e a praça de alimentação dos food trucks. Para as crianças, vai estar ao dispor o Espaço Sustentabilidade, uma área montada pelo IBRAM para aulas de educação ambiental, com oficinas sobre nossas bacias hidrográficas, a importância do Cerrado e aulas de como se cuidar de nossos recursos hídricos. Para todos, há passeios para a observação de pássaros, guiados pelas equipes do grupo naturista “Vamos Passarinhar”. Também haverá distribuição de mudas de plantas do Cerrado, cultivadas e cedidas pela Novacap.

O foco principal do projeto Parque Cultural é estimular o convívio social e a promoção da saúde, do respeito à cultura e à sustentabilidade. Por isso os organizadores sugerem aos frequentadores irem a pé ou de bicicleta, evitando emissão de poluentes.  E a levarem cangas, toalhas, banquinhos individuais e seus próprios copos para o consumo de líquidos, além de um quilo de alimento não perecível, que será distribuído depois a entidades assistenciais credenciadas pelo Banco de Doações de Brasília, coordenado pela Ceasa. O objetivo é evitar ao máximo acúmulo de lixo e estimular a pratica de atitudes sustentáveis e solidárias. Toda a programação está no site www.ibram.df.gov.br e no Facebook #ibramdf. (Mais informações: Ascom IBRAM: (61) 3214 5624 – 99227 2710)