“Parece a luz do dia”. É assim que Luís Eustáquio, proprietário de uma loja de material de construção em Vicente Pires, define a nova iluminação pública ao redor do seu estabelecimento, na Rua 10. “De um mês para cá, melhorou muito. A sensação que tenho agora é de mais vida por aqui”, afirma Luís, que mora há 17 anos no local.

No final de abril, a Companhia Energética de Brasília (CEB) deu início a uma série de ações para melhorar a iluminação em Vicente Pires. Até sexta-feira (10), houve 61 reparos de postes, substituições de lâmpadas convencionais por equipamentos de LED e limpeza de luminárias, além da troca de um transformador e de um poste de rede de distribuição danificados. Para atender as demandas, mais de 15 profissionais e quatro viaturas foram mobilizados.

Os efeitos positivos desse trabalho já se fazem sentir entre a população. “Quando eu saio para abrir a padaria, o Sol ainda não nasceu”, conta a atendente Vitória Milena. “Com a nova iluminação, me sinto mais segura. Está bem mais claro, já até me acostumei.”

Vitória Milena diz se sentir bem mais segura para ir de casa ao trabalho a pé /Fotos: Gilberto Alves/CEB

A iluminação tem um papel fundamental na segurança pública. Os jovens Matheus Cardoso e Alisson Clark são vendedores de uma tabacaria que tem um poste em frente, agora iluminado por LED. Há 40 dias, antes da substituição, por volta das 19h30, Matheus foi abordado por um assaltante que levou cerca de R$ 10 mil em produtos e dinheiro do caixa. “Fiquei muito assustado, ainda mais por estar escuro. Agora que está iluminado, acredito que não passarei por isso de novo”, afirma.

Na mesma região, a Rua 10, a assistente administrativa Patrícia Barbosa relata que todos os 11 funcionários da creche onde trabalha vão embora a pé para casa e agora se sentem mais confiantes para andar na rua à noite. “Faz muita diferença esse LED, viu? Agora consigo enxergar suficiente para me prevenir de algo ruim que possa acontecer”, enfatiza.

Os trabalhos em Vicente Pires estão sendo coordenados pelo presidente da CEB, Edison Garcia ,e na parte operacional pelo superintendente de iluminação pública da companhia, Mauro Landim. “Nosso objetivo é identificar e atender todas as demandas da população de Vicente Pires encaminhadas à CEB, de forma a restaurar a iluminação pública no bairro”, destaca Landim.

77Total de luminárias que estão sendo substituídas na Feira do Produtor de Vicente Pires

Outro ponto de Vicente Pires a ser beneficiado é a Feira do Produtor,  para a qual a Secretaria de Obras do Distrito Federal solicitou à CEB a troca das luminárias. Em função do trânsito e da quantidade de pedestres circulando no local, a obra só pôde começar na noite da última sexta-feira (10). No total, 77 luminárias serão substituídas, sendo 28 de 280 watts, 15 de 160 watts e 34 de 120 watts.

* COM INFORMAÇÕES DA CEB