Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: PMDF e Programas Sociais unidos pela proteção

 

No último dia 26 de março, das 08h às 12h, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Brazlândia foi palco do 4º Encontro de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento destacou a importância da Rede UNIDAS na proteção e garantia dos direitos das mulheres vítimas de violência. Essa rede, que integra diversos órgãos públicos de defesa da mulher e combate à violência doméstica na cidade, tem sido fundamental para proporcionar apoio e assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é uma parceira ativa da Rede UNIDAS e marcou presença através do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (PROVID) do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM). Em 2023, graças às ações coordenadas do PROVID, houve uma redução significativa de 38,4% nos índices de crimes relacionados à Lei Maria da Penha na região.

Um dos destaques do trabalho conjunto entre o PROVID do 16º BPM e o MPDFT é o Projeto “Mãos Estendidas”, em vigor desde 2021. Este projeto visa romper os ciclos de violência doméstica na cidade e já acompanha 220 famílias, das quais 75 recebem cestas básicas mensalmente.

A parceria entre a Polícia Militar e os diversos órgãos de apoio possibilita o encaminhamento das vítimas, especialmente mulheres, para serviços multidisciplinares de assistência, tais como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Delegacia Especializada, Núcleo de Atendimento a Famílias e Autores de Violência Doméstica (NAFAVD), entre outros.

Em reconhecimento ao compromisso e eficiência dessas iniciativas, o Projeto “Mãos Estendidas: Programa de Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica”, da Promotoria de Justiça de Brazlândia e do PROVID da PMDF, conquistou o terceiro lugar na categoria persecução cível e penal no ano de 2022. Entre mais de 530 iniciativas habilitadas e 27 finalistas, distribuídas em nove categorias.

A Polícia Militar do Distrito Federal reafirma seu compromisso inabalável com a proteção e a promoção dos direitos das mulheres, trabalhando incansavelmente em parceria com a comunidade e outros órgãos para construir um ambiente seguro e igualitário para todos.

Centro de Comunicação Social (CCS)
PMDF: MUITO MAIS QUE SEGURANÇA

Fonte: PMDF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias